"A bola dá volta"

Acompanhe também no Facebook, Twitter e Instagram: @michelhuff
@Michelhuffoficial
PARCEIROS : http://www.concif.com/pt/

domingo, 22 de julho de 2012

Evolução do treinamento no Futebol

         Essa semana estive presente em uma discussão entre os professores Alberto Tenan ,Sandro Sargentim e Cláudio Roberto Silveira. Profissionais do mais alto nível  onde conversamos  sobre a evolução da preparação física e as novas exigências das funções dos profissionais do futebol. Nesta discussão frisamos Periodização Tática ,Treinamento Integrado e Treinamento Convencional ( 3 maiores linhas metodológicas ). Uma das ênfases do dialógo foi a respeito do modelo de jogo pois sistema de jogo e modelo de jogo são componentes distintos da Periodização Tática e nessa metodologia  não existe aspecto prioritário dentro do planejamento sendo o objeto maior o" treinar futebol". Acredito que o preparador físico tem uma interferência importantíssima na P.T. e suas vertentes pois  ele que traça e insere os aspectos direcionados a performance dentro dos microciclos do treinamento do modelo de jogo ,inclusive o treinamento de força basta esse profissional ser capacitado para visualizar esse componente e encaixa lo no treinamento. Hoje em dia , todos tem espaço para trabalhar basta ser atualizado e competente na sua função pois o preparador físico moderno não é aquele que trabalha com a PT e sim o que possui conhecimento técnico e tático conseguindo interagir as valências físicas necessárias dentro do modelo de jogo proposto pelo treinador.
      Existem  times com modelo de jogo mas com muito pouco desenvolvimento de seus princípios e sub princípios dos momentos do jogo ( Org. Ofensiva ,org. Defensiva e suas transições) pois os feedbacks de treinamento são poucos realizados e a evolução do modelo de jogo de uma partida para outra na forma cognitiva coletiva é muito pouco desenvolvido priorizando o sistema de jogo e suas variações com o trabalho  desenvolvido basicamente nesse aspecto. Só para esclarecer um time que possui modelo de jogo definido pode atuar com vários sistemas de jogo pois o que carateriza o modelo de jogo não é o sistema e sim a forma de atuação coletiva nos 4 momentos do jogo ( org.defensiva,org.ofensiva ,transição defensiva e transição ofensiva ).

           Tenho um processo bem definido em relação ao desenvolvimento dos treinos onde trabalho a performance dentro do princípios e sub princípios de cada momento ou interagindo entre eles controlando o principio da super compensação dentro do microciclo tanto na questão de substratos e valências físicas como na questão cognitiva pois o cognitivo também é recuperável já que sofre desgaste quando exigido. Por exemplo quando faço um treino de resistência especial utilizando a organização ofensiva tenho uma complexidade menor ,já quando interajo os momentos do jogo tenho um desgaste cognitivo maior pelo alto nível de complexidade. Este exemplo serve para todas as valências e substratos. Quando faço qualquer tipo de treino de performance o desenvolvimento do treino é todo feito dentro do modelo de jogo , caraterizando  podemos citar :o treino de força especial onde no primeiro momento utilizo o agachamento e transfiro para o confronto( 3x2,1x1,2x3) ,nesse confronto toda e qualquer movimentação dos atletas devem ser desenvolvidas e corrigidas dentro do modelo de jogo.

        Concluindo,penso que estamos em um momento de grande valia pois hoje não temos apenas uma metodologia e sim vários conceitos sobre o treinamento do futebol mundial o que fortalece e muito a discussão que é do mais alto nível . O único problema que vejo é que existe muitos profissionais apenas copiando os métodos sem saber realmente o conceito "matriz" dos próprios. A imprensa ,os dirigentes e torcedores não tem ideia do processo e sim apenas do resultado . As metodologias tem o mesmo objetivo somente os meios que orientam o trabalho são diferentes sendo assim o mais importante para mim é ter o conceito bem definido e saber que isso vai nortear meu trabalho para as conquistas influenciado tudo que está inserido no processo e evolução da equipe que eu esteja trabalhando.