"A bola dá volta"

Acompanhe também no Facebook, Twitter e Instagram: @michelhuff
@Michelhuffoficial
PARCEIROS : http://www.concif.com/pt/

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Conceitos e convicções do futebol moderno

          Essa semana tivemos dois clubes representando o Brasil em torneios europeus.Santos e São Paulo juntos possuem muitos títulos internacionais e são conhecidos mundialmente por times incomparáveis como o Santos de Pelé ou de épocas mais modernas como o campeão brasileiro de Robinho e Diego como o campeão da Libertadores com Neimar e Ganso.Se o clube da Vila Belmiro tem história imagina o São Paulo de Telê Santana e o ultimo mais recente de Murici Ramalho tri campeão brasileiro.Porém a história e tradição no futebol moderno infelizmente não entram em campo e tivemos desempenhos desastrosos nas suas participações com derrotas vexatórias sofrendo muitos gols e sem ter feito nenhum. Obvio que não se limita apenas a números pois o desempenho e a mostra do nosso futebol deixou a desejar.

         Ficou claro com os desempenhos de Santos e São Paulo que a conquista do Brasil na Copa das Confederações nos mostrou uma forma distinta de jogar. A seleção, por exemplo, atuou diferente da maioria dos clubes no Brasil pois muitos não sabem jogar em defesa e são dependentes do desempenho físico.Estamos com muita dificuldade de entender que correr 90 minutos não é sinônimo de jogar 90 minutos nos colocando num abismo de discernimento entre CORRER bem no jogo e PENSAR bem o jogo.

        Entretanto, se fizermos avaliações físicas nos jogadores do Santos(que tem o 10º aproveitamento do brasileiro) com certeza teremos excelentes resultados,mas o futebol moderno é muito mais que isso. Inadimissivel clubes multi campeões como são Paulo e Santos oscilarem tanto com sua identidade e forma de jogar futebol. Nos falta atualização, modernização metodológica , desenvolver trabalhos a longo prazo sem resultadismo e saudosismo,gestão esportiva ,política de futebol.

         Os acontecimentos no futebol brasileiro são esporádicos e sem consistência por isso precisamos ser mais auto críticos com os nosso futebol e aprender com todos os tipos de resultados.Ainda há tempo... Enfim ,existe muitas pessoas e profissionais que não entenderam o contexto ainda, pois a minha provocação não diz respeito a preparação física e suas vertentes e muito menos com os preparadores físicos no Brasil que teríamos que dar nossa contribuição, nos colocando no nosso lugar, e não achar que fazendo um bom trabalho estaremos resolvendo o problema do futebol brasileiro.A problemática aqui escrita por mim neste blog é muito mais complexa do que o desenvolvimento da Preparação física pois estou falando de identidade de clube ,modelo de jogo,estratégia de jogo ,cognição e treinabilidade coletiva. Todos esses são aspectos que devem ser desenvolvidos dentro de cada agremiação desde o clube de menor expressão até o de maior expressão que possui qualidade de jogadores,quadro social ,história centenária e poderio econômico a nível dos maiores da Europa. Atualmente clubes europeus passam por dificuldades financeiras são comprados por investidores ,compram jogadores Sul-americanos ,investem em profissionais Sul-americanos mas não oscilam sua identidade como clube.