"A bola dá volta"

Acompanhe também no Facebook, Twitter e Instagram: @michelhuff
@Michelhuffoficial
PARCEIROS : http://www.concif.com/pt/

sábado, 15 de outubro de 2011

ENTREVISTA (1ª parte)

ENTREVISTA AO BLOG ulisses-futebol.blogspot.com

“Profissionais que não Aparecem”

1-Como entrou para o futebol?

Iniciei no futebol desde o primeiro semestre do curso de Educação Física ,fazendo estágio na escolinha de futebol do Grêmio FBPA.

2-Desde quando está no futebol?

Estou no futebol desde dos meus 7 anos de vida ,jogando nas ruas de Porto alegre e nas outras cidades que morei ,logo após joguei na categoria infantil do S.C. Internacional e depois comecei a jogar futsal no RS e em SC .

3-Por que ao invés de técnico você escolheu ser preparador físico?

Eu tenho conhecimento das duas áreas (preparação fisica e técnica),por isso sou conhecido no RS por inovar na metodologia do treinamento físico ,colocando elementos técnicos e táticos nos mecanismos de preparação física.Além disso já tive experiências como técnico
1997-técnico equipe infantil são José de Poa
1998/99- técnico da equipe infantil do mont serrat/poa
2002 técnico da equipe juvenil juventude de candelária / RS
2005 técnico da equipe profissional do E.C. lami / RS
2007 - técnico da equipe Junior do São José de Poa/ RS
2009 - técnico da equipe Junior do Iguaçu /PR
Acredito que essa é a nova tendência no treinamento do futebol,treinar futebol com todos os aspectos integralmente .

4-Me fale de sua passagem pelo Grêmio?

Minha passagem no grêmio foi fundamental ,pois foi o clube que me deu a primeira oportunidade de vivenciar as teorias que aprendia na faculdade ,colocando na prática os aprendizados .Lá vivenciei por 3 anos meus conhecimentos de didática ,pedagogia e teorias do treinamento que era aprendido

5-Como foi a experiência de ter trabalhado no futebol feminino?

O futebol feminino foi importante pois aprendi muito sobre liderança e comando de vestiário ,já que as mulheres são muito corporativistas ,fazendo com que a voz de comando e liderança seja muito exigida.

6-E por que não continuou no futebol feminino?

Em inicio de 2000 jogamos o campeonato brasileiro feminino em Uberlândia e logo depois o clube decidiu não renovar contrato,tive propostas de clubes para voltar para o futebol masculino e não tive mais o interesse de continuar no futebol feminino pois era um mercado restrito e pouco valorizado.

7-Como são seus treinos?

Minhas idéias a respeito do treinamento são bem distintas do convencional,trabalho muito baseado na metodologia da periodização tática desenvolvendo o treinamento dentro do modelo de jogo do treinador e respeitando muito, dentro do micro-ciclo , a do sistema cognitivo do atleta e da equipe como um todo.

8-Há muitos preparadores físicos brasileiros que trabalham na Europa?

Acredito que são poucos preparadores físicos trabalhando em equipes na Europa ,aqui no leste europeu acredito que seja apenas eu .Na Ucrânia existe preparadores físicos italianos ,no Shakthar ,Dinipro e Dínamo.Mas brasileiro somente aqui no
Metalist.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Constante evolução

                 Quem avisa amigo é! Sempre ouvimos essa frase ,mas sempre achamos ela muito óbvia,porém ela tem um sentido que é interpretado por poucos.Os profissionais da Educação Física que estão no mercado do futebol devem se atualizar para não perder espaço na sua área de atuação,pois o treinamento do futebol está ficando inteligente.Em um futuro bem próximo deixaremos o treinamento "físico" no passado e treinaremos futebol ,pois acredito que nesse desporto isso é o mais relevante.Tenho sido procurado por muitos estudantes nas redes sociais para indicação de referências bibliográficas a respeito do treinamento físico desse desporto coletivo e o que tenho indicado são referências do treinamento do futebol .

                  Tenho trabalhado com novas ideias desde 2005 ,mas atualmente não repetiria o mesmo processo de treinamento daquela época ,pois estou em constante evolução metodológica,sendo que um novo jeito de  pensar não está relacionado a idade ,faixa etária não limita ninguém a ter novas ideias podendo se rever conceitos ,quebrar paradigmas,revitalizar objetivos ,isso nos deixa vivos em todos os sentidos.

                 Em relação as diferenças metodológicas tenho o conceito de que todas tem o mesmo objetivo apenas os caminhos são diferentes ,mas sem resultado nada adianta.A Periodização Tática não restringe o trabalho do preparador físico,mas sim a visão inespecífica do treinamento no futebol ,sendo assim os preparadores físicos não serão extintos ,mas a maneira convencional e ultrapassada de aplicar o treinamento.Quem se identifica com o modelo convencional não pode ter medo de perder espaço,pois a metodologia inovadora ainda tem muito para conquistar em todas as áreas dentro dos clubes .

             Enfim,a quebra de paradigma faz parte do processo de evolução do treinamento no futebol e em tudo na vida do ser humano isso é uma realidade no presente e no futuro.Então não vamos podar os profissionais de evoluir e se atualizar por causa de dogmas e fantasmas inseridos no nosso contexto profissional.Não tenha medo do novo ,busque conhecimento ,contraponha ideias isso é fundamental para vida profissional e pessoal.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Amistoso internacional

Entrada da Praça Vermelha.
O F.C.Metalist foi a Rússia ,mais precisamente na cidade de Moscou,para fazer um amistoso internacional contra o CSKA dentro do seu centro de treinamento, localizado a 40 minutos do centro de Moscou;falando em centro na véspera do jogo tive a oportunidade de conhecer a cidade juntamente com alguns atletas da equipe. Passeamos no ínicio da noite pelo centro de Moscou onde encontramos várias avenidas e viadutos com edificações enormes contando um pouco da história dessa cidade cosmopolita. Encontramos tambem shoping centers ,restaurantes e o que mais estávamos procurando uma churrascaria para saborear uma belo churrasco do Brasil ,não tão bom quanto os dos gaúchos,mas conseguimos matar a saudade do Brasil com um belo jantar com direito a feijão preto e todos tipos de carne e a presença de amigos brasileiros que moram em Moscou.Logo após o jantar ainda tivemos tempo de passar na Praça Vermelha ,ponto turístico não somente da Rússia mas do mundo todo.
Centro de moscou.

Mas vamos ao que interessa : O jogo.Jogamos abaixo de chuva numa segunda feira de frio e tempo feio com o campo muito pesado onde o CSKA ,com a presença do Brasileiro Vagner Love, tentou nos pressionar no inicio da partida ,mas o nosso time está jogando no ritmo de música ,mesmo com desfalques importantes do atacantes ,Taison ,Marko Devic e Churry Cristaldo e a a falta de Edmar no meio campo por estar fora do time por suspensão ,conseguimos nos impor no jogo equilibrando-o e numa bela jogada pelo nosso lado esquerdo fizemos o gol com destaque para o passe de calcanhar de Fininho.

O segundo tempo teve muitas alterações em ambos os lados por se tratar de jogo amistoso ,mas ainda fizemos mais um gol depois de belo cruzamento pela esquerda do argentino Seba Blanco que está voltando de lesão encontrando Budnik para cabecear ao arco fazendoseu segundo gol no jogo .

Agora vamos dar continuidade aos treinamentos para o jogo no sábado dia 15/10 no campeonato Ukraniano para manter a boa campanha mesmo com a consciência de que enfrentaremos um adversário que vem de duas vitórias seguidas.