"A bola dá volta"

Acompanhe também no Facebook, Twitter e Instagram: @michelhuff
@Michelhuffoficial
PARCEIROS : http://www.concif.com/pt/

sexta-feira, 1 de julho de 2016

As mudanças na distância percorrida e velocidade das partidas da Euro influenciadas pelos sistemas táticos

Estamos vivendo mais um período de competições entre seleções nos dois mais importantes continentes do futebol mundial. A Copa América Centenário, realizada nos Estados Unidos, reuniu países da América do Sul, Central e Norte, na qual o Chile venceu a Argentina outra vez nas penalidades máximas. Já aqui na Europa está ocorrendo a Eurocopa, considerada a maior competição do futebol depois da Copa do Mundo, com a França sendo sede. Esse ano está sendo bem singular pois temos mais países participando e com alguns deles pela primeira vez na competição como é o caso de País de Gales, Islândia, Albânia, entre outros.
Foto: Getty Images


As sempre tradicionais e favoritas também estão presentes como Alemanha, Itália, França, Inglaterra e, a atual campeã, Espanha. Porém, não só de curiosidades vivemos na Eurocopa. Tenho percebido que muitas seleções têm apresentado alguns desempenhos muito parecidos nos modelos de jogo e sistemas táticos, influenciando no comportamento dos jogadores e no resultado das informações relacionadas à distância e velocidade da partida.

Ficou evidente que nesse ano as seleções estão correndo menos, porém com mais velocidade comparado a dados das competições anteriores. Por exemplo, na fase de grupos a média de distância percorrida em 90 minutos estava em torno de 10,5 km, com alguns atletas percorrendo na zona abaixo dos 10 km. Outro dado importante é a igualdade nas distâncias entre os times, onde na maioria dos jogos a diferença de distância percorrida não foi mais que 1 km, o que prova que as equipes estão atuando de forma semelhante, onde o jogo de transições defesa-ataque e ataque-defesa está bem característico entre as seleções. 

Islândia comemora classificação após superar a Inglaterra
Foto: Getty Images
No entanto, correr menos não significa que o jogo está menos intenso. Na verdade, o jogo parece estar mais rápido e a velocidade das transições tem valorizado muito os jogadores e zonas do campo onde atuam os extremas e laterais. Nesta zona do campo se evidencia o alvo das equipes para jogar, já que se encontram os maiores espaços para conquistar vitórias.

Enfim, fica muito claro que o futebol está em constante evolução, principalmente na questão de compreensão do jogo, que para mim é somente uma constatação daquilo que já vinha pensando há algum tempo, onde o jogador inteligente e que consegue interagir coletivamente com o modelo de jogo proposto pelo treinador terá melhores resultados dentro de uma partida, tanto na questão quantitativa, quanto na qualitativa.