"A bola dá volta"

Acompanhe também no Facebook, Twitter e Instagram: @michelhuff
@Michelhuffoficial
PARCEIROS : http://www.concif.com/pt/

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Processos de recuperação no futebol

   


  Atualmente no futebol temos alguns temas importantes que são delimitadores de desempenho individual e coletivo das equipes . A recuperação antes do jogos e também  após os jogos tem se destacado não somente em  grandes ligas mas em volta do mundo nesse período do calendário. Nessa postagem quero trazer algumas discussões sobre o assunto e também apresentar o que temos feito no RKS Radomiak na Ekstraclasse. 

      Tenho acompanhado daqui da Polônia as ligas sulamericanas e competições da CONMEBOL que me trazem reflexões sobre como o elevado numero de partidas causa um desgaste desproporcional aos jogadores e que numa visão coletiva  acaba  prejudicando a qualidade do jogo. Além disso, a sobre carga de jogos acarreta  muitas lesões , na sua  maioria,  musculares . Porém não vejo o excesso de jogos o único fator que acaba trazendo dificuldades de recuperação físico -mental para os times. Através dessa reflexão   quero trazer alguns pontos que possa estar influenciando também essas ocorrências, tais como :

  • Transdisciplinariedade entre os departamentos do futebol ( medicina x nutrição x fisioterapia x preparação física x treinadores );
  • Cargas do treinamento com controle de risco de lesão , carga crônica x carga aguda , controle de minutagem , limitadores de fadiga , zonas de riscos e nível de condicionamento físico ; 
  • Assiduidade do treinamento de força e trabalhos preventivos;
  • Elaboração  do microciclo de treinamento utilizando somente os dados físicos do jogo ;
  • Período de 48 horas para a recuperação físico mental  dos jogadores;
  • Estratégias similares na execução dos mecanismos de recuperação ativa tanto no primeiro dia como no segundo dia após o jogo ;
                                                                   Crioterapia Pré jogo no Radomiak  

  • Aceleração do período de recuperação através dos mecanismos regenerativos; 
  • Interpretação dos limitadores de recuperação  no final das 48 horas após os jogos ;
  • MODISMOS X  Teórico -prático ;
  • Controle da carga especifica em zonas de velocidade ( maior ocorrência das lesões no futebol);
  • Desequilíbrio na montagem do grupo de jogadores;
  • Atuação das áreas médica e nutrição com estratégias de compensação hídrica e nutricional;
  • Avaliação individual  do condicionamento físico mental  na véspera dos jogos;
  • Estratégias integrais de substituições nas partidas ; 
  • condicionamento físico do grupo de jogadores que atuam menos tempo ( G2 e G3).
    Na minha opinião  os  clubes de médio e grande porte do futebol mundial possuem possibilidade de desenvolver todos esses aspectos citados acima. Porém em algumas estruturas podem haver dificuldades na execução desses tópicos  que desencadeiam  a base para um desempenho satisfatório , consequentemente, diminuindo o numero de lesões nesse período de acumulo de jogos . 

Enfim , aqui no RKS Radomiak estamos iniciando o desenvolvimento metodológico e estrutural completando 3 meses de trabalho . Nesse final do mês passamos por um período parecido com esse citado acima com 3 jogos em 6 dias  já que ainda não estamos atuando em competições  europeias. 
Tivemos bom desempenho coletivo e individual  com os atletas atingindo bom niveis fisicos superando  esse obstáculo do calendário  sem nenhuma lesão muscular desde o inicio da temporada.


quarta-feira, 27 de julho de 2022

Controle de Cargas no Futebol

    


 Atualmente ouvimos com  muita frequência  sobre  controle de carga no treinamento do futebol . Obviamente que esse assunto provém desde outrora, porém com a evolução tecnológica , os altos investimentos em clubes de futebol e a exigência das demandas do jogo fazem com que  prendamos nossas atenções para esse tema.

      Hoje em dia muitas empresas de tecnologia e inovação estão atuando na esfera desportiva gerindo as cargas do treinamento para que o jogador e equipe  tenham um controle minucioso do desempenho, consequentemente a montagem de um microciclo de treino bem equalizado possibilita o atleta a suportar as demandas dos treinamentos e jogos .       Em um contexto amplo dos clubes de futebol ,em sua grande maioria,  tem investido altas cifras em tecnologia para obter os melhores resultados possíveis , tanto a nível  individual quanto coletivo. obviamente que não podemos valorizar somente a tecnologia e equipamentos que facilitam as planificações mas também precisamos considerar que   profissionais com conhecimento no plano teórico e  que tenham a aplicabilidade perante aos processos sem distinguir por nível de relevância.      O jogo de futebol de hoje exige desempenho e não só especificamente do plano físico, mas é necessário ressaltarmos o nível de mentalidade desportiva que engloba alguns aspectos como recuperação ,nutrição ,estatísticas e não menos importante  - o  talento aliado ao treino .       Enfim , num processo de treinamento e execução das tarefas diárias  é prioritário a interpretação  das ocorrências que estarão presentes no cotidiano de um clube, sempre sustentadas pela transdisciplinariedade das áreas de atuação para que  os pequenos detalhes façam a grande diferença para  obter resultados.

terça-feira, 5 de julho de 2022

Retomada na Europa e Modernidade tecnológica

        


         

           Quando comecei em 2012 a estudar sobre dados telemétricos no controle da carga dos jogadores do F.K. Metalist não imaginava que algo ficaria tão necessário dentro de uma estrutura de time profissional em qualquer lugar do mundo .

Hoje os controles de carga através dos GPS substituíram na minha opinião as antigas formas de avaliar e periodizar uma temporada . Atualmente os testes físicos são importantes para traçar parâmetros e buscar perfil físico mas em planejamento e periodização nenhuma ferramenta ou mecanismo de ação substitui os dados telemétricos tanto em treino como em jogos .


Dos meus velhos frequencimetros passando pelo uso dos antigos relógios individuais de GPS e do Polar Team Pro até os dias de hoje onde temos o equipamento de última geração com apenas um transmissor controlando carga interna e externa. Além disso ainda temos o software que abastece a comissão técnica do Radomiak Radom de informações importantíssimas para desenvolver desempenho com saúde tanto individual como no plano coletivo.

Em cima disso desenvolvi ,através do tempo , métricas de controle tanto na sistematização dos treinamentos com classificações de cargas para que princípios do treinamento sejam delimitadores da montagem do microciclo como também na interpretação do desempenho dos jogadores nos jogos dentro do cenário mais real possível .

quarta-feira, 20 de junho de 2018

      Encerramos a primeira rodada e iniciamos a segunda  da Copa do mundo da Rússia . Muitos fatos foram destaques nesses primeiros dias de campeonato mundial ,tais como : Arbitragem , Comportamento tático das seleções , Rússia e as tão temidas "zebras".

         Primeiro gostaria de iniciar falando do sistema VAR que para mim foi a grande surpresa da copa justamente pelos acertos como vimos no jogo da França contra a Austrália  e da não utilização do sistema no jogo do Brasil . O que podemos ver são os erros cruciais de  jogos decisivos onde anos atras em outras copas acabaram influenciando diretamente no resultado e que agora veremos com bem menos frequência , principalmente , a medida que o sistema for sendo utilizado pela a arbitragem . Com certeza o merecimento por vitorias será algo que  justificará  um resultado positivo.

        Por outro lado ,os jogos que pude observar tanto no estádio como pela televisão me mostrou aquilo que já havia comentado em outras postagens principalmente os comportamentos defensivos das equipes com inferioridade técnica onde a marcação zonal ou zonal mista estão em evidência .O que mais chama atenção é a coletividade dessas equipes  dispostas a "sofrer "defensivamente
criando resistência aos adversários mais qualificados jogando em linha de pressão baixa e  explorando os contra ataques rápidos  com poucos jogadores participando do momento ofensivo .

         Já a bola parada ,considerado por muitos como um momento do jogo ,em  alguns resultados foi diretamente definidora do placar sendo construída muito pelos erros de posicionamento defensivo . Tenho visto times utilizando a marcação mista com posicionamento no primeiro poste em Zona e marcação individual com os outros jogadores mas também totalmente zonal e sem jogadores no posicionamento ofensivo em linha do meio de campo.

        Enfim, estamos vendo um grande evento bem organizado ,com pessoas de todo os lugares do mundo onde os boicotes e restrições politicas que ocorreram  pré copa não estão interferindo na atmosfera das cidades sedes e estádios onde os jogos estão acontecendo. Os russos estão realizados  tanto por esse motivo de energia positiva que está contaminando a todos como por sua seleção que nos dois primeiros jogos teve grandes atuações surpreendendo  o mundo futebolístico.




sábado, 16 de junho de 2018

Copa da Russia : Um olhar brasileiro e outro russo

       

Ontem tive o prazer de ver um jogo de Copa do Mundo aqui em São Petersburgo segunda maior cidade da Russia no estádio do FC Zenit . Foi mais que um jogo uma rivalidade entre dois países sem muito destaque no futebol porem com diversidades religiosas culturais e politicas.

       Iran  do  Português  Carlos Queiroz e Marrocos do treinador Frances Hervé Renard  se enfrentaram em um bom duelo num jogo onde tiveram quase 63 mil expectadores no estadio em um atmosfera bem tipica de Copa do Mundo com torcedores de todos os lugares do mundo.

Momento do gol do Iran
       O jogo em síntese teve supremacia da seleção do Marrocos onde a proposta de ocupar o campo do Iran circulando a bola e usando as infiltrações de seus extremas e meio campistas foi o que mais se destacou. Já na equipe Iraniana a organização defensiva foi a principal tarefa na maior parte do tempo mostrando muitas variações e transformações no sistema defensivo onde o maior destaque para mim foi os extremas da segunda linha de marcação estar sempre formando uma linha de 5 defensores ou até mesmo com 6 defensores em momentos de pressão baixa tirando qualquer possibilidade da seleção de Marrocos infiltrar e usar a profundidade de campo para finalizar.

       O Marrocos pouco se defendeu até porque a equipe de Carlos Queiroz usava as transições de defesa ataque como sua arma ofensiva atacando com poucos jogadores na maioria das vezes em igualdade númerica fazendo com que o Marrocos liberasse seus laterais posicionando o volante sempre em zona central  na proteção dos defensores.

       Entretanto, o jogo se decidiu no ultimo minuto em uma bola parada dos iranianos onde o defensor do Marrocos acabou marcando contra o seu próprio gol decidindo o clássico entre Xiitas e Sunitas quando os torcedores já estavam esperando o empate sem gols .

         Concluindo , acredito que na Copa teremos muitos jogos parecidos principalmente quando se enfrentarem equipes com desigualdade técnica sendo que equipes com menos qualidade farão um jogo de ajustes e usaram essa estrategia de se transformar na defesa se adaptando ao modelo de jogo do adversário. Outro aspecto que veremos será o jogo de transição muito ocorrido na Eurocopa de 2016 onde as equipes na sua maioria jogaram sem a bola tanto na defesa como no momento de transição ofensiva usando o fechamento de espaços na defesa com coberturas bem feitas sem espaço entre as linhas defensivas e no momento ofensivo ataque verticais com pouca circulação da bola atacando  os espaços com infiltrações e opções de oferecimento para o portador da bola .


sexta-feira, 15 de junho de 2018

Copa da Russia: Um olhar brasileiro e outro russo.

Técnico russo com o atacante Talismã 
         Iniciamos a Copa do Mundo da Rússia com uma goleada inesperada da seleção russa sobre a Arabia Saudita. Atmosfera incrível tanto no estádio em Moscou quanto nas ruas das cidades russas como pude perceber aqui em São Petersburgo. Na verdade os russos não esperavam tanta facilidade no primeiro jogo da copa muito pelo que realizou em campo a sua seleção e também pelo baixo desempenho na ,minha opinião, da seleção saudita de Antonio Pizzi.

     
Golovin


Pelo que pude perceber do jogo o grande destaque foi o jovem jogador do CSKA Aleksandr Golovin de 22 anos destaque do time russo na ultima parte da temporada europeia tanto no campeonato russo como na Liga Europa. Exímio batedor de faltas tendo muita velocidade e qualidade em dribles jogando pelas beiradas do campo conseguindo um ótimo  percentual de vitorias nos duelos contra seus marcadores como se viu ontem. Alem disso tem boas assistências deixando seus companheiros em boas condições de finalizar e boa qualidade de chute também.

       Outro destaque para mim foi o Artem Dziuba centroavante de quase 30 anos que já atuou em grandes clubes da Rússia e agora está no Arsenal Tula time intermediário da Premier Liga Russa. Seu ultimo grande clube foi o Zenit e acabou saindo depois de um atrito com o treinador Roberto Mancini na qual o liberou depois da chegada de Anton Zabolotnyi atacante do FC Tosno. Dziuba foi chamado na ultima convocação pelo técnico  Stanislav Cherchesov depois da perda do atacante do Zenit Aleksandr Kokorin que vinha atuando na seleção russa.
Dziuba

Enfim , esse foi somente o jogo de estreia sendo que nos próximos jogos teremos muitas emoções e informações que os veículos de imprensa não conseguem transmitir  para os amigos do Blog .









quarta-feira, 13 de junho de 2018

Comunicado Oficial

         
       

 
           Venho comunicar oficialmente meu termino de contrato de 1 ano (31/05) com o FC Tosno da Rússia . Foi um ano inacreditável e muito produtivo com novas experiências tanto no plano profissional como no pessoal realizando um intenso intercâmbio de ideias com outros profissionais , conhecimento de uma nova cultura , aprimoramento da língua russa , abertura de um novo mercado de trabalho e poder vivenciar por um ano no país sede da Copa do Mundo de Futebol .

            O mais improvável aconteceu com a  conquista da Copa da Rússia sendo que a repercussão foi mundial já que esse título sempre é vencido por um clube grande da Rússia e não por um clube jovem , com muitas dificuldades estruturais e no último momento com problemas gravíssimos na questão financeira. Porém isso valoriza muito mais o trabalho realizado tanto no planejamento técnico  como na execução diária dos treinamentos .Aquilo que projetei para essa temporada está se realizando com a disputa da primeira divisão russa , seguir conquistando títulos e assistir a Copa do mundo .

           Infelizmente a pior notícia acabou por vir na qual o FC Tosno por não cumprir com encarte de obrigações da federação russa de futebol se licenciou e não disputará campeonatos na próxima temporada. Algo que serve de exemplo para o futebol brasileiro já que  muitos clubes não cumprem com suas obrigações e seguem atuando nos campeonatos. 

         Enfim , estou buscando um novo desafio, sabendo da possibilidade de atuar em qualquer mercado, espero que seja tão produtivo e enriquecedor como desta temporada passada . Aos amigos do Tosno desejo sorte em especial aos  diretores e funcionários  esperando que o futuro possa reservar algo melhor .