Foto: Press Office/FC Sheriff |
Reconhecendo que para obter sucesso e resultado deveria ter muito empenho da minha parte, foi justamente isso que realizei nestes oito meses de trabalho no Sheriff Tiraspol, da Moldávia, um clube que possui uma infraestrutura fantástica e com uma breve história com muitos títulos. Conquistar a confiança de pessoas que não te conhecem pessoalmente e que te contratam por aquilo que você já fez em outros clubes é um processo muito complicado, pois depende muito de ambas as partes e obrigatoriamente de resultado rápido, não caracterizado somente por resultado de jogo, mas também na influência do contexto e sistematização de um clube que é multicampeão em seu país, sabendo respeitar a cultura e peculiaridades que o ambiente te apresenta.
Foto: Press Office/FC Sheriff |
O caminho para a conquista é árduo, com muitos momentos de incertezas e dificuldades tanto em derrotas como quando algo não ocorre conforme o planejado. Mas são nesses momentos que você, como referência de uma equipe, precisa manter o foco, ser positivo e buscar o conhecimento daquilo que dentro da tua convicção precisa ser feito para encontrar as soluções dos problemas. Através disso tem que dar rapidamente a resposta aos momentos negativos que também fazem parte da trajetória de um grupo vencedor.
Maior exemplo disso foi a nossa derrota para o segundo colocado no final do segundo turno, por 1 a 0, nos instantes derradeiros da partida, ocasionando a perda do primeiro lugar e, consequentemente, tendo o adversário aberto uma diferença de três pontos na tabela de classificação. Isso gerou muita desconfiança e incerteza por parte de todos, algo nada mais que natural em uma equipe de futebol. No entanto, sabíamos das nossas capacidades de reverter, pois ainda restavam nove partidas no terceiro turno, que teríamos que unir as forças e não perder as esperanças enquanto elas estivessem presentes.
Foto: Press Office/FC Sheriff |