"A bola dá volta"

Acompanhe também no Facebook, Twitter e Instagram: @michelhuff
@Michelhuffoficial
PARCEIROS : http://www.concif.com/pt/

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Em busca de conquistas

Foto: Press Office/FC Sheriff
Muitas pessoas devem ter se perguntado em setembro de 2015 o porquê de um profissional do futebol, que havia trabalhado por cinco anos em um clube de sucesso nas competições europeias como é o Metalist, com jogadores renomados, almejando trabalhar no mercado mundial em equipes de expressão, trocaria isso tudo para iniciar um desafio num mercado europeu ainda desconhecido. Na verdade, logo no início também me questionei se seria a decisão correta, visto que tudo estava favorável para manter o crescimento em termos de nível de disputa. No entanto, minha carreira profissional e vida pessoal sempre foram feitas de grandes desafios e percebi que era o momento de focar nesse aspecto que sempre me motivou, desbravando horizontes e cativando as pessoas por onde eu passo através do trabalho com persistência, conhecimento e companheirismo.

Reconhecendo que para obter sucesso e resultado deveria ter muito empenho da minha parte, foi justamente isso que realizei nestes oito meses de trabalho no Sheriff Tiraspol, da Moldávia, um clube que possui uma infraestrutura fantástica e com uma breve história com muitos títulos. Conquistar a confiança de pessoas que não te conhecem pessoalmente e que te contratam por aquilo que você já fez em outros clubes é um processo muito complicado, pois depende muito de ambas as partes e obrigatoriamente de resultado rápido, não caracterizado somente por resultado de jogo, mas também na influência do contexto e sistematização de um clube que é multicampeão em seu país, sabendo respeitar a cultura e peculiaridades que o ambiente te apresenta.

Foto: Press Office/FC Sheriff
Este processo é muito desgastante e duradouro, com diversos fatores que influenciam no desenvolvimento do trabalho, como o idioma, o clima, as diferentes nacionalidades do grupo de jogadores e a relação profissional com a comissão técnica de outra nacionalidade também. Entretanto, isto serve de agente motivador e, para quem se autodenomina uma pessoa persistente e acima de tudo desafiador, não existe barreiras nesse aspecto, pelo menos que eu saiba até o momento.

O caminho para a conquista é árduo, com muitos momentos de incertezas e dificuldades tanto em derrotas como quando algo não ocorre conforme o planejado. Mas são nesses momentos que você, como referência de uma equipe, precisa manter o foco, ser positivo e buscar o conhecimento daquilo que dentro da tua convicção precisa ser feito para encontrar as soluções dos problemas. Através disso tem que dar rapidamente a resposta aos momentos negativos que também fazem parte da trajetória de um grupo vencedor.

Maior exemplo disso foi a nossa derrota para o segundo colocado no final do segundo turno, por 1 a 0, nos instantes derradeiros da partida, ocasionando a perda do primeiro lugar e, consequentemente, tendo o adversário aberto uma diferença de três pontos na tabela de classificação. Isso gerou muita desconfiança e incerteza por parte de todos, algo nada mais que natural em uma equipe de futebol. No entanto, sabíamos das nossas capacidades de reverter, pois ainda restavam nove partidas no terceiro turno, que teríamos que unir as forças e não perder as esperanças enquanto elas estivessem presentes.

Foto: Press Office/FC Sheriff
Enfim, todos já sabem que conseguimos reverter a situação e a vitória veio da forma mais disputada possível, nos sagrando campeões da Moldávia no jogo extra, com a vitória por 1 a 0 em cima do nosso adversário, aos 43 minutos do segundo tempo. Agora queremos a realização de um sonho para os adeptos do Sheriff e também para mim, pois voltar a disputar a Champions League UEFA – primeira havia sido com o FC Metalist na temporada 2013/2014 – é fantástico para um preparador físico brasileiro. O primeiro passo foi dado, temos um longo caminho a percorrer nos playoffs da UCL e quem sabe poder participar da fase de grupos da maior competição do Mundo. Finalizando, através dessa postagem quero agradecer a todos que torceram por nós, perto ou distante, aos que foram ao estádio ou que nos acompanharam somente em pensamento. Estejam certos de que o pensamento positivo de todos nos deram forças para termos sido persistentes e lutar até o último segundo da disputa.