"A bola dá volta"

Acompanhe também no Facebook, Twitter e Instagram: @michelhuff
@Michelhuffoficial
PARCEIROS : http://www.concif.com/pt/

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Feito inédito na Ucrânia


       O futebol ucraniano tem uma recente historia escrita por dois grandes clubes com tradição, apelo popular e conquistas. Dínamo de Kiev e Shakhtar Donetesk sempre disputam a supremacia no futebol do Leste Europeu por longos 20 anos desde a independência do pais após a separação da URSS. Porem nos últimos anos surgiu uma equipe da cidade de Kharkiv que vem quebrando tabus e  confirmando como uma das referências do futebol ucraniano e também do futebol europeu já que no ranking dos clubes da UEFA o Metalist esta entre os 30 melhores posicionados na frente de muitos clubes expressivos.

       O surgimento da nova fase do Metalist iniciou quando o clube foi adquirido pelo seu antigo presidente Alexander Iaroslavski que reformulou toda a infra estrutura  e gestão esportiva do clube.Desde 2010 o Metalist investiu também na compra de jogadores argentinos e brasileiros usando o modelo do Shakhtar Donetsk que possui muitos jogadores brasileiros no seu time e que virou referência na Europa. Desde então o Metalist vem colhendo frutos dessa estratégia de investimento.


     Alguns feitos do time nos últimos anos foram realizados a nível nacional e internacional ,tais como :saltar do nonagésimo  para o trigésimo lugar no ranking de clubes da UEFA num período de três temporadas; estar presente entre os 8 melhores classificados da Liga Europa 2011/2012 fato inédito para o clube; 6 anos seguidos como terceiro lugar no campeonato nacional ;vitorias expressivas no campeonato ucraniano quebrando tabus de longos anos sem vencer o Dínamo e Shakhtar jogando em Kiev e Donetsk ,conquista de Vice Campeão do Campeonato Ucraniano na temporada 2012/2013 consequentemente a conquista da vaga na Champions Legue 2013/2014 fato inédito na historia do clube e da Ucrânia, pois as duas vagas pra Champions Legue sempre ficaram entre Dínamo e Shakhtar.
Essa evolução do clube do interior da Ucrânia também se carateriza pela conquista  simbólica do segundo turno do campeonato ucraniano na forma invicta e que se encerra no domingo (26/05).


    Enfim,estive um bom tempo sem escrever no Blog apenas postando algumas ideias que ja havia postado sobre o futebol por motivo de estar concentrado nesse objetivo que tínhamos nessa temporada aqui no Metalist. Conseguimos escrever mais uma vez nossos nomes na historia do clube que a cada ano cresce e propaga sua marca no cenário  mundial.