"A bola dá volta"

Acompanhe também no Facebook, Twitter e Instagram: @michelhuff
@Michelhuffoficial
PARCEIROS : http://www.concif.com/pt/

quinta-feira, 5 de maio de 2011

ENTREVISTA (2ª parte) 05.05.11

Segunda parte da entrevista dada pelo Michel Huff ao Bruno Camarão do site www.universidadedofutebol.com.br

Universidade do Futebol – Em seu blog, vemos diversas postagens de passeios, em momentos de lazer. O clube proporciona isso aos funcionários, de maneira geral? Qual é a importância dessa interação com outras culturas para o desenvolvimento de sua carreira?

Michel Huff – Tudo aquilo que coloco de postagem no meu blog tem como objetivo divulgar para meus amigos no Brasil e no exterior as minhas vivências pelos lugares por que passo com o Metalist e por minha conta também.
Essa interação para minha carreira tem uma parcela importante, pois abre horizontes, exercita nossa mente e nos faz quebrar paradigmas culturais que possuímos, mas com certeza é uma influência secundária no meu crescimento profissional.

Universidade do Futebol – Como você classificaria a estrutura de trabalho (centro de treinamento, departamentos médico e de fisiologia, integração com profissionais ligados às Ciências do Esporte, etc.) no Metalist? Pode-se dizer que o clube é uma das grandes forças nacionais e um emergente em termos europeus?

Michel Huff – Aqui no FC Metalist, encontrei uma estrutura física de dar inveja a muitos clubes brasileiros. O centro de treinamento do clube é de alto nível, novo e foi feito há pouco tempo com tudo que você possa imaginar: campos de grama natural com iluminação – quatro ao todo –, um campo de grama sintética, quadra de areia, academia, ambiente de recuperação (piscina, sala de massagem, sauna seca, sauna a vapor, sauna fria), refeitório, tanto para o profissional, quanto para as divisões menores, hotel para a base e para o grupo principal, possuindo sala de internet, calefação geral, TV, sala de jogos, sala de palestra, departamentos médico e fisiológico, vestiários e segurança 24h por dia.
A única ressalva que faço é em relação a algumas peculiaridades no contexto. São culturas diferentes à que estamos acostumados no Brasil e os procedimentos são feitos de outras maneiras.
O Metalist hoje é a terceira força do país. Está perto do Dínamo de Kiev e tentando se aproximar do Shakthar Donetsk. A Ucrânia é o país da Europa que mais cresce no futebol, visto as participações do Shakthar na Liga dos Campeões e da participação do Dínamo e do Metalist na Liga Europa.
Outro dado importante é que a Ucrânia será sede da Eurocopa 2012 e a cidade do Metalist, que se chama Kharkivl, com mais de dois milhões de habitantes, será uma das sub-sedes.

Universidade do Futebol – Vários profissionais brasileiros vão para a Europa, não têm sucesso e retornam para o país natal. Como foi a receptividade e como você fez para contornar a resistência até que as pessoas conhecessem o seu trabalho?

Michel Huff – A receptividade foi muito boa. No começo, tive o respeito dos profissionais do clube, mas é claro que existe uma resistência normal dos ucranianos ao profissional que chega de outro país.
Agora, já tenho a admiração deles, pois também tive reciprocidade no processo, quando procurei me adaptar à cultura, à metodologia local, à língua e às coisas do cotidiano. Isso resultou no conjunto de respeito e admiração das pessoas que são próximas a mim no Metalist.

Universidade do Futebol – Nos seus cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, você conseguiu as ferramentas necessárias para a parte prática das suas funções, ou precisou adequar-se a algumas situações e aprender outras na Ucrânia?

Michel Huff – Minha formação foi nos melhores estabelecimentos de ensino do curso de Educação Física no Rio Grande do Sul, tanto na graduação, como na especialização, mas procurei e busquei muita coisa a respeito de metodologia e ferramentas para minha atualização em treinamento.
Acredito que os estabelecimentos de ensino precisam quebrar alguns paradigmas no conteúdo que é transmitido. Para isso, é necessária uma atualização dos profissionais e do próprio conteúdo.
Há muita produção ultrapassada, que ainda é vista como a única verdade no ensinamento. Precisamos dessa reforma educacional urgente.
Aqui na Ucrânia, a cada dia temos novos aprendizados no contexto do treinamento, mas o que mais me impressiona é a ocasionalidade do planejamento. Estou aqui aprendendo outras formas de conduzir o processo.

ACOMPANHE  NO BLOG NA PRÓXIMA SEMANA A TERCEIRA PARTE DA ENTREVISTA...

domingo, 1 de maio de 2011

DIÁRIO DA PREPARAÇÃO 01.05.11

Tínhamos um jogo difícil por vários aspectos. Não jogaríamos no nosso estádio, o local da partida seria num estádio onde o campo não tinha as melhores condições e também com pequenas dimensões. E o aspecto que nos trouxe mais dificuldades, o adversário. O Karpaty é o quinto colocado, é uma equipe bem organizada dentro de campo, nos trouxe muitas dificuldades na partida. Logo no inicio, do jogo o adversário conseguiu abrir o placar depois de uma bola parada a nosso favor, acabamos perdendo a posse de bola e sofrendo um contra-ataque fulminante, com a finalização do brasileiro Baptista. Se com o empate, o jogo já estava difícil, com desvantagem no placar ficou muito complicado e terminamos o primeiro tempo perdendo o jogo por 1x0.
No segundo tempo, tivemos alterações na equipe, mas o que surtiu efeito foi a expulsão, que nos deixou com superioridade numérica por mais da metade do segundo tempo fazendo com que fossemos pra cima do Karpaty, buscando o gol a todo momento. Nosso gol de empate saiu com uma jogada coletiva nossa, iniciada por Taison e finalizada por Marko Devic que marcou com categoria. Parecia que iríamos virar o placar, mas a organização defensiva do adversário em conjunto com as dificuldades do campo e, como as nossas chances de gol não foram convertidas, acabamos o jogo com um empate.
Metalist 1x1 Karpaty
Agora a vaga da Champion's League ficou distante e o terceiro lugar está a perigo, pois o Dnipro venceu e está a um ponto da nossa equipe. Faltam três rodadas e precisamos nos recuperar.