"A bola dá volta"

Acompanhe também no Facebook, Twitter e Instagram: @michelhuff
@Michelhuffoficial
PARCEIROS : http://www.concif.com/pt/

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Copa das Confederações

      Parabéns Brasil ! Parabéns Felipão e comissão técnica ! Parabéns jogadores inclusive os que não atuaram em nenhum jogo !Essa foi a marca da seleção brasileira nessa Copa das Confederações ,uma equipe jogando coletivamente dentro e fora de campo. Essa competição disputada no Brasil  foi repaginada a uma década atrás servindo como teste para a estrutura formada pelo país sede  para  o maior evento Mundial do futebol do mundo na qual sempre é disputado no ano seguinte e que já vem sendo realizado  desde 2001 antecedendo  a Copa do Mundo de 2002 realizada na Coreia do Sul e Japão . 

        Contudo , o Brasil aproveitou essa competição e ressurgiu antecipadamente com uma nova forma de jogar .Me lembro muito bem da inércia brasileira em jogos que levaram o Brasil numa curva descendente no âmbito mundial . Mas o que mudou ?   Foi a movimentação popular político social ? Foi a troca no comando técnico da seleção ?foi a troca de metodologia ?Foi a atitude dos atletas ?foi os nosso adversários que não valorizaram a competição  curtindo as" belezas naturais" do Pais do futebol ? 
Pois bem ,acredito que a maior mudança foi a atmosfera positiva criada pelo grupo de trabalho da seleção juntamente com o povo brasileiro.Já dizia o Ronaldo "fenômeno" tão criticado nos últimos dias que " O brasileiro não desiste nunca " o próprio Maracanã em coro cantando o hino nacional  e também a canção mais escutada nos manifestos de que o Brasil " acordou" nos mostra que a sinergia entre seleção brasileira e o povo brasileiro está diferente nos proporcionando um sentimento de orgulho de ser brasileiro. 

        A troca do comando técnico da seleção foi positiva  para a grande massa brasileira que adora uma mudança naquilo que não está tendo imediatismo caracterizado pela falta de resultado a curto prazo . O brasileiro está cansado de longo prazo e isso prejudicou o grande trabalho que Mano Menezes vinha realizando ,porém Felipe Escolari foi muito inteligente e após os primeiros amistosos com consequências negativas percebeu que o futebol havia mudado e o tempo também e com astucia fez aquilo que mais se esperava dele; definiu o grupo ,tirou os jogadores que não estavam comprometidos com o seu propósito naquele momento e aproximou a seleção brasileira do povo brasileiro .   

       Obviamente que a metodologia de treinamento não teve interferência no processo de conquista desta Copa ,até porque os jogadores do Brasil, na sua grande maioria, jogam na Europa treinados e inseridos num processo igual ao dos nossos maiores adversários ( Espanha Itália ,Uruguai ).Porém  creio que a desistência do nosso treinador da ideia de implantar um modelo de jogo e estrutura posicional diferente daquela trabalhada por Mano Menezes foi importantíssimo para o sucesso  ,já que era uma das coisas que o Brasil vinha evoluindo tanto nas ações ofensivas quanto nas defensivas . Felipão manteve a base europeia no seu grupo que está acostumada a jogar marcando zona mantendo a linha de quatro defensiva ,oferecendo menos espaços ao adversário perto do gol de Júlio César,sofrendo menos contra ataques em inferioridade numérica ,encurtando os espaços  do time oposto na sua saída de bola , valorizando inteligentemente a posse de bola com abertura do campo caracterizada pela linha de três meias  no setor ofensivo ,coisas que vinham sendo trabalhadas desde a "era Mano". Também observamos as transições rápidas tanto defensivas como ofensivas, consequentemente o Brasil se manteve mais organizado se desgastando  menos do que se desgastaria jogando num modelo mais ultrapassado como na Copa de 2002 ,com marcação mista predominantemente individual e com mais encaixes no jogador adversário do que usando a referência da bola com uma postura ofensiva mais individualista e fechada no aspecto posicional.Por isso a seleção "sobrou" em campo e foi muito mais inteligente do que vinha sendo nos primeiros jogos da "era Felipão".  

       Entretanto ,o que mais impressionou a todos foi o aspecto comportamental dos jogadores ,coisas que nunca tínhamos visto tais como : todos os atletas cantando comprometidamente o hino nacional junto com o povo ,comemoração dos gols entre todos os atletas juntos e as vezes caindo nos braços da torcida ,apoio as manifestações populares ,cobrança positiva dentro de campo ,valorização do coletivo e comprometimento com a causa.Com certeza esse  foi o maior mérito de Luis Felipe Escolari  e seu grupo de trabalho ,claramente que muitos irão falar de metodologia ,querer valorizar o jogador mais caro , o preparador físico , o assistente técnico e etc... Mas o grande destaque foi o aspecto comportamental que sempre caraterizou os melhores trabalhos de Felipão . 

      Enfim ,muitos se enganam que não houve mudanças na maneira de Luis Felipe conduzir seus planejamento para a copa das confederações .Não foi só o povo que acordou a comissão técnica também acordou ,valorizou o que tem de melhor dos jogadores brasileiros que estão na Europa , não interferiu no processo de performance desportiva dos atletas, sem descontextualizar tanto no treinamento, executando-o com baixo volume fazendo apenas a manutenção daquilo que já havia sido adquirido nos clubes  priorizando a recuperação e o desenvolvimento  do modelo de jogo.Alem disso nosso treinador buscou atualização adquirindo informações dos adversários com seus assistentes portugueses coletando informações precisas sobre Espanha e Itália. 

      Não acredito que o Brasil sairá perdendo por ter ganho esse título ,estamos mais fortes e necessitamos aprender muito com tudo isso ,valorizar o coletivo,excluir a forma redutiva e individualista de pensar futebol  ,comprometer-se com a Amarelinha ,buscar novos treinamentos , não desdenhar dos nossos adversários ,até porque dois dos nossos maiores adversários não vieram ao Brasil nessa competição ( Alemanha e Argentina) e também sabemos que a Espanha jogará com comprometimento na Copa do Mundo  diferente do que  apresentou aqui nesse período de ferias no Brasil .

Nenhum comentário:

Postar um comentário