"A bola dá volta"

Acompanhe também no Facebook, Twitter e Instagram: @michelhuff
@Michelhuffoficial
PARCEIROS : http://www.concif.com/pt/

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Metodologia inovadora e suas ramificações

           A metodologia inovadora chegou no futebol para proporcionar aos clubes uma  forma distinta daquela utilizada pela maioria dos clubes no mundo todo. Essa nova concepção de treinar futebol se caracteriza principalmente por desenvolver trabalhos com qualidade e especificidade opondo a ideia mais convencional onde a quantidade e inespecificidade são aspectos característicos .Além desses aspectos as novas ideias no treinamento do futebol prezam pela treinabilidade com estímulos cognitivos coletivos ou seja todos os jogadores ,dentro das suas características,pensarem da mesma forma em todos os momentos do jogo e necessariamente utilizar as ideias inseridas dentro do modelo de jogo da sua equipe.

         Portanto ,com essa nova filosofia originou - se ramificações cientificamente elaboradas e que facilitam o trabalho das comissões técnicas que seguem essa vertente do treinamento. Na minha opinião a analise de jogo ,a fisiologia aplicada e preparação física coletiva são as principais sustentadoras da facilitação da metodologia inovadora.

       A analise de jogo originou do antigo scout de jogo onde os números eram anotados em uma planilha onde logo depois acabavam dentro de uma das gavetas da sala do treinador ,números quantitativos vagos e soltos que não apresentavam estatisticamente nenhum conteúdo qualitativo pratico para as justificativas do desempenho do time no jogo e também no treinamento  . A partir do momento que a analise de jogo passou a se preocupar com os momentos do jogo e interligou as ações dos jogadores no âmbito global de uma partida de futebol interagindo com o adversário e com o seu próprio modelo de jogo as ideias foram surgindo de uma forma qualitativa e de certa forma mais específica para o treinamento diário com feedbacks de informações para evolução do modelo de jogo da equipe.

        A fisiologia aplicada decorre do mesmo processo da analise de jogo ,porém muito mais interligada aos processos de melhora da performance de uma equipe,fazendo com que os dados filtrados dentro do treinamento proporcionem a comissão técnica o norteamento fisiológico coletivo do trabalho para que haja evolução constante durante uma certa temporada.

        Já a preparação física coletiva é uma das partes que constroem o modelo de jogo da equipe desenvolvendo treinamentos prioritários para a melhora da performance coletiva sendo muito importante o inserção do aspecto cognitivo nas praticas durante a temporada a ser desenvolvida principalmente excluindo estímulos descontextualizados da ideia de jogo do treinador .

         Por isso é fundamental que esses profissionais ligados as ramificações da metodologia inovadora estejam aptos a desenvolver esses processos.Atualmente o profissional do futebol necessita atualização e conhecimento do jogo de futebol ( conteúdos tácticos) diferentemente da metodologia convencional que tem como objeto a mentalidade reducionista onde os processos se desenvolvem em varias ramificações mas pouco se interligam não tendo como prioridade e produto final o modelo de jogo da equipe.

         Enfim ,essa postagem originou de um dialogo com o professor Bebeto Sauthier  (analista de desempenho do Criciúma) e tem como ideia provocar, mesmo que amplamente,todos os profissionais do futebol que desejam evoluir sabendo que o conhecimento é infinito e itinerante . Conheço muitos profissionais gabaritados (citados aqui em outras postagens)tanto da preparação física quanto da analise de desempenho e fisiologia aplicada que hoje estão atuando pelo mundo todo propagando essa nova ideia de se treinar futebol.

Um comentário:

  1. Tenho acompanhado frequentemente as postagens do Prof. Michel Huff, e com isso, ampliando e aperfeiçoando as ideias no que diz respeito a novas metodologias de treinamento fisiológico, funcional e na preparação física. Para nós, profissionais nesta área, é de extrema importância que discussões deste gênero sejam mais rotineiras em nossos blogs, redes sociais e até mesmo nas rodas de amigos! Precisamos evoluir mais rapidamente, produzir mais cientificamente, para que como representantes do 'país do futebol de primeiro mundo' façamos uma boa representação disto, não somente dentro de campo, mas também fora dele. Forte abraço Michel, e que 2014 seja de muitos desafios como os antecessores vem sendo.

    ResponderExcluir