"A bola dá volta"

Acompanhe também no Facebook, Twitter e Instagram: @michelhuff
@Michelhuffoficial
PARCEIROS : http://www.concif.com/pt/

quinta-feira, 3 de março de 2016

Plantando para colher: pré-temporada no Chipre

Como todos sabem, uma pré-temporada nunca é igual a outra. Diversos aspectos diferenciam os variados trabalhos. Encerrado mais um período de treinamentos para uma intensa sequência de jogos, novos resultados obtidos e a certeza de evolução. Os fatores que mais influenciaram nesta etapa foram o programa de férias, o treinamento em Tiraspol, aqui na Moldávia, na grama sintética, as três semanas no Chipre, readaptação ao clima e rotina no clube.
Foto: Press Office/FC Sheriff

A realização do planejamento, mesmo antes do período de vacância, foi fundamental para o bom início do projeto. Neste, organizamos juntamente com os atletas, um programa de treinamento individual de três semanas para ser executado após 20 dias de férias, antecipando assim algumas adaptações que seriam feitas no começo do trabalho coletivo em Tiraspol.

Quando nos apresentamos aqui, tínhamos 25 dias em treinamento indoor, na grama sintética, o que necessitou uma adaptação dos jogadores para esse tipo de piso. Sendo assim, organizamos trabalhos preventivos mesclando com treinamentos físicos e com princípios do modelo de jogo, idealizados pelo nosso treinador. A prioridade se deu em adaptar e elevar os níveis de força dos atletas. Inserimos o maior tempo possível de trabalhos contextualizados com o nosso modelo de jogo.

Após esses 25 dias, viajamos para o Chipre, onde seguimos desenvolvendo o trabalho preventivo para que os atletas pudessem evoluir, sem se ausentar de nenhum treinamento. Suportando desta forma, a carga de treinamento que foi intensa, por sinal, sempre apoiado pela utilização da telemetria como base para o planejamento das atividades. Executamos dois turnos de treinamentos juntamente com um jogo a cada três dias em média.

Depois do período de jogos no Chipre, retornamos para a Moldávia já com o propósito de condicionar os jogadores para a estreia no campeonato nacional. Teremos até o final do mês de maio para disputar o título do Campeonato Moldavo e da Copa da Moldávia. 

Essa preparação pré-competitiva foi desenvolvida com base na metodologia do treinamento integrado com a utilização de um modelo de jogo. Este ficou bem explícito tanto para jogadores, como para treinadores. Tal aspecto foi desenvolvido na montagem dos microciclos - executando feedbacks no treinamento através de vídeos e análises - com a contextualização através dos princípios do nosso jogo, que estão sempre presentes no treinamento desde a primeira semana da pré-temporada. Além disso, todo o processo foi embasado pelo programa de prevenção com exercícios de treinamento de força, treinamento funcional e proprioceptivos. Tudo isso respaldou o trabalho tendo como resultado 50 dias de intensos treinamentos com 25 atletas. Jogamos nove jogos e obtivemos seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Apenas uma lesão muscular (contratura muscular no posterior da coxa) ocorrida no jogo contra o Spartak Moscou.

Confira alguns resultados da pré-temporada:
08.02.2016 FC Kuban (Krasnodar) Vitória por 2 a 1
11.02.2016 FC Tom (Tomsk) Vitória por 3 a 2
14.02.2016 FC Dnipro (Cherkassy) Vitória 2 a 0
17.02.2016 FC Ural (Yekaterinburg) Derrota por 1 a 0
22.02.2016 FC Spartak (Moscow) Empate em 3 a 3
23.02.2016 Aris Limassol FC (Cyprus) Vitória por 8 a 1
26.02.2016 FC Mordovia (Saransk) Vitória por 2 a 0


Nenhum comentário:

Postar um comentário