"A bola dá volta"

Acompanhe também no Facebook, Twitter e Instagram: @michelhuff
@Michelhuffoficial
PARCEIROS : http://www.concif.com/pt/

domingo, 27 de março de 2011

HISTÓRIA DO F. C. METALIST KHARKIV


FC Metalist Kharkiv é um clube de de futebol profissional ucraniano da primeira divisão com base em Kharkiv, Ucrânia. Fundada em em dezembro 1925, a equipe trilhou seu caminho subindo todos os degraus do sistema soviético de futebol, acabou sendo promovido para o Campeonato Soviético principal em 1960. Depois passou por um período de muitas dificuldades que incluiu um rebaixamento, mas o Metalist foi promovido para a Liga novamente em 1982, onde permaneceu até a dissolução da Liga. A equipe ganhou o Campeonato Soviético uma vez, e foi vice-campeão outra vez. O Metalist também ganhou o título de bronze do ucraniano, terceiro lugar por quatro vezes em em sequência, começando na temporada 2006-07.
A casa do Metalist é o Metalist Stadium Arena, um estádio multi-uso com capacidade para 41 mil expectadores. O estádio foi originalmente construído em 1926. Recentemente, ele foi reconstruído para atingir sua capacidade atual, para jogos da Euro 2012.
Em seleções nacionais de diferentes países (URSS, Ucrânia, Polônia, Geórgia, Moldávia e Macedônia), jogaram atletas do Metalist como: Babkin, Yakovenko, Kutepov, Medvid, Ivanov, Esipov, Kasumov, Pomazun, Kandaurov, Prizetko, Prudius, Savchenko, Mizin, Zapoyaska, Shishenko, Gladkiy, Jakobia, Gancarchyk, Bordiyan, Kucher, Rukyn, Lazarevski, Sidorenko, Kurilov, Selin, Postupalenko, Sivuha, Kryachko, Kaplun, Baltacha e Fomin.

Competições da USSR

A equipe jogou sob os seguintes nomes: KhPZ (1936–1946), Dzerzhinets (1947–1956), Avangard (1956–1965), Metallist (1965–1991) e FC Metalist (desde 1992). O Metalist inicialmente era conhecido como KhPZ. Dez anos depois, o clube conquistou o campeonato da cidade de Kharkiv, que permitiu o clube entrar na Copa da URSS na temporada seguinte. Após a II Guerra Mundial, o clube retomou seus jogos em competições locais, promovido para a Segunda Liga B da União Soviética em 1947 e sendo rebaixado três temporadas depois. Naqueles anos, o clube formou bons jogadores que integraram a equipe da URSS, talentos como o goleiro Alexandr Babkin, Petr Semenov e o seu irmão Pavel, também jogavam Nikolay Krotov e Ivan Natarov (foto).

Em 1956, o Metalist retorna para a Segunda Liga B da União Soviética e seria promovido no início para a Primeira Liga Soviética em 1958 e mais tarde para o Campeonato Soviético principal em 1960. O Metalist ficou na Liga por quatro temporadas e rebaixado para a Primeira Liga Soviética em 1963. Continuou seu declínio, e foi rebaixado para a Segunda Liga. Em 1978, o clube foi campeão e promovido para o Campeonato Soviético novamente e dois anos depois, o clube terminou em terceiro. O clube iria aparecer nas dez temporadas seguintes no Campeonato Soviético principal com várias campanhas de sucesso. Em 1983, o Metalist foi o segundo colocado na Copa da URSS (perdendo por 1 a 0 para o Shakhtar Donetsk) e alguns anos mais tarde, em 1988 iria ganhar a Copa, batendo o Torpedo Moscou por um placar de 2-0. Com o resultado, Metalist Kharkiv ganhou uma vaga para a Taça das Taças da UEFA (Cup Winner’s Cup). A formação da equipe de 80 (foto) era escalada assim: o capitão da equipe - Potochniak, Sivukha, Kosolapov, Kriachko, Degtiariov, Kamarzayev, Ledney, Malko, Tkachenko, Bernikov, Saakov, Gorbik, Sapeshko, Linke, Bachiashvili, Tsymbaliuk, Dovbiy, Shalenko, Zhuravchak, Dvurechenskiy, Tukhovskiy e outros.


Campeonato Ucraniano

Após a dissolução da União Soviética e a formação de uma liga independente na Ucrânia, o Metalist seria protagonista na temporada do Campeonato Ucraniano em 1992. Nessa temporada, Metalist ficou em quinto lugar, uma conquista que só seria superada na temporada 2006-2007 (terminou em quinto lugar em outras três vezes). O resultado mais notável foi durante a temporada de 2001-02 . O clube terminou com 40 pontos, junto com o FC Metalurh Zaporizhzhya e FC Dnipro Dnipropetrovsk. O Metalist tinha a expectativa de terminar em quarto (e posteriormente competir na Copa da UEFA) em virtude de ter o melhor retrospecto no confronto direto com as outras equipes, que era o critério de desempate oficial para ser usado em competições nacionais, mas após um protesto pelo FC Metalurh Zaporizhzhya e uma decisão arbitrária do corpo administrativo da liga, o FC Metalurh Zaporizhzhya recebeu o quarto lugar por motivos subjetivos. Após protestos sem êxito do Metalist, teve uma campanha desanimada, assim equipe e torcedores iriam ver o clube fechar a temporada seguinte ganhando um rebaixamento no Campeonato de Futebol Ucraniano. No entanto, o clube voltaria depois de uma temporada como vice-campeão. Após uma crise financeira, houve a aquisição do clube pelo UkrSibbank.

Prof. Michel Huff -preparador físico

Os investimentos constantes fizeram o Metalist mostrar melhorias e um desempenho mais equilibrado. Na temporada 2006/07 o Metalist, financiado pelo patrocinador DCH (empresa de Oleksandr Iaroslavskyi), ganhou a medalha de bronze (terceiro lugar) e recebeu o direito de representar a Ucrânia na Copa de UEFA 2007/2008. Também neste ano o clube registrou onze jogos de invencibilidade no ucraniano (com 10 vitórias e um empate), com destaque para o goleiro Goryainov.


Competições Européias

No primeiro confronto da Copa da UEFA 2007/2008 encontrou a forte equipe do Everton da Inglaterra. O futebol inexperiente de Kharkiv até que jogou bem, mas na primeira partida, em Goodison Park, terminou em um empate e derrota na segunda partida por 3-2, eliminando o Metalist na sua casa.
A próxima competição europeia da Metalist foi na temporada de 2008/2009 na Copa da UEFA. O FC Metalist bateria o Besiktas por 4-2 (4:1, 0:1) na primeira rodada e qualificou-se para a fase de grupos. Então foram agrupados com o Galatasaray, Olympiacos, Hertha Berlin e Benfica. O Metalist terminou em primeiro do grupo, vencendo o Galatasaray (1:0), Olympiacos (1:0) e Benfica (1:0) e empate sem gols com o Hertha. Na fase seguinte, o Metalist derrotou o clube italiano Sampdoria por 3-0 (1:0, 2:0), classificando-se para um clássico ucraniano contra o Dínamo de Kiev. Depois de perder em Kiev por 1 a 0, Metalist ganhou a segunda partida por 3-2, mas foram eliminados na regra de gols fora de casa.
Na UEFA Europa League 2009/2010 não obteve o mesmo sucesso, venceu o HNK Rijeka (2:0, 2:1) da Croácia, mas logo em seguida perdeu para o SK Sturm Graz (0:1, 1:1) da Áustria.

 Já na última UEFA Europa League 2010/2011, bateu os cipriotas do AC Omonia (2:2, 1:0) e caíram no grupo com PSV Eindhoven (0:2, 0:0), Sampdoria (2:1, 0:0) e Debrecen VSC (2:1, 5:0) da Hungria. Na fase seguinte encarou sem sucesso o Bayer Leverkusen (0:4, 0:2), time de Ballack e Renato Augusto.


Estádio Metalist Arena

Como o estádio do Metalist está programado para ser um dos locais para Euro 2012, a gestão decidiu reconstruir e expandir a arena e transformá-lo em uma instalação moderna de recreio e lazer. Capacidade do estádio foi aumentada em 13 000, com uma capacidade final de 41.411. A restauração  começou no Outono de 2006 e tinha sido concluída até o final de 2009. Em Maio de 2008, Metalist Arena foi o palco para a final da Copa Ucraniana 2008, esta foi a primeira vez, e até agora única ocasião em que a Copa foi pra longe de Kiev.

Metalist Arena

Patrocinadores

O principal patrocinador é DCH – Development Construction Holding, o patrocinador de material esportivo do clube é Adidas.

Fonte http://en.wikipedia.org/wiki/FC_Metalist_Kharkiv; http://www.metalist.ua/history.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário