"A bola dá volta"

Acompanhe também no Facebook, Twitter e Instagram: @michelhuff
@Michelhuffoficial
PARCEIROS : http://www.concif.com/pt/

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Processos de recuperação no futebol

   


  Atualmente no futebol temos alguns temas importantes que são delimitadores de desempenho individual e coletivo das equipes . A recuperação antes do jogos e também  após os jogos tem se destacado não somente em  grandes ligas mas em volta do mundo nesse período do calendário. Nessa postagem quero trazer algumas discussões sobre o assunto e também apresentar o que temos feito no RKS Radomiak na Ekstraclasse. 

      Tenho acompanhado daqui da Polônia as ligas sulamericanas e competições da CONMEBOL que me trazem reflexões sobre como o elevado numero de partidas causa um desgaste desproporcional aos jogadores e que numa visão coletiva  acaba  prejudicando a qualidade do jogo. Além disso, a sobre carga de jogos acarreta  muitas lesões , na sua  maioria,  musculares . Porém não vejo o excesso de jogos o único fator que acaba trazendo dificuldades de recuperação físico -mental para os times. Através dessa reflexão   quero trazer alguns pontos que possa estar influenciando também essas ocorrências, tais como :

  • Transdisciplinariedade entre os departamentos do futebol ( medicina x nutrição x fisioterapia x preparação física x treinadores );
  • Cargas do treinamento com controle de risco de lesão , carga crônica x carga aguda , controle de minutagem , limitadores de fadiga , zonas de riscos e nível de condicionamento físico ; 
  • Assiduidade do treinamento de força e trabalhos preventivos;
  • Elaboração  do microciclo de treinamento utilizando somente os dados físicos do jogo ;
  • Período de 48 horas para a recuperação físico mental  dos jogadores;
  • Estratégias similares na execução dos mecanismos de recuperação ativa tanto no primeiro dia como no segundo dia após o jogo ;
                                                                   Crioterapia Pré jogo no Radomiak  

  • Aceleração do período de recuperação através dos mecanismos regenerativos; 
  • Interpretação dos limitadores de recuperação  no final das 48 horas após os jogos ;
  • MODISMOS X  Teórico -prático ;
  • Controle da carga especifica em zonas de velocidade ( maior ocorrência das lesões no futebol);
  • Desequilíbrio na montagem do grupo de jogadores;
  • Atuação das áreas médica e nutrição com estratégias de compensação hídrica e nutricional;
  • Avaliação individual  do condicionamento físico mental  na véspera dos jogos;
  • Estratégias integrais de substituições nas partidas ; 
  • condicionamento físico do grupo de jogadores que atuam menos tempo ( G2 e G3).
    Na minha opinião  os  clubes de médio e grande porte do futebol mundial possuem possibilidade de desenvolver todos esses aspectos citados acima. Porém em algumas estruturas podem haver dificuldades na execução desses tópicos  que desencadeiam  a base para um desempenho satisfatório , consequentemente, diminuindo o numero de lesões nesse período de acumulo de jogos . 

Enfim , aqui no RKS Radomiak estamos iniciando o desenvolvimento metodológico e estrutural completando 3 meses de trabalho . Nesse final do mês passamos por um período parecido com esse citado acima com 3 jogos em 6 dias  já que ainda não estamos atuando em competições  europeias. 
Tivemos bom desempenho coletivo e individual  com os atletas atingindo bom niveis fisicos superando  esse obstáculo do calendário  sem nenhuma lesão muscular desde o inicio da temporada.


quarta-feira, 27 de julho de 2022

Controle de Cargas no Futebol

    


 Atualmente ouvimos com  muita frequência  sobre  controle de carga no treinamento do futebol . Obviamente que esse assunto provém desde outrora, porém com a evolução tecnológica , os altos investimentos em clubes de futebol e a exigência das demandas do jogo fazem com que  prendamos nossas atenções para esse tema.

      Hoje em dia muitas empresas de tecnologia e inovação estão atuando na esfera desportiva gerindo as cargas do treinamento para que o jogador e equipe  tenham um controle minucioso do desempenho, consequentemente a montagem de um microciclo de treino bem equalizado possibilita o atleta a suportar as demandas dos treinamentos e jogos .       Em um contexto amplo dos clubes de futebol ,em sua grande maioria,  tem investido altas cifras em tecnologia para obter os melhores resultados possíveis , tanto a nível  individual quanto coletivo. obviamente que não podemos valorizar somente a tecnologia e equipamentos que facilitam as planificações mas também precisamos considerar que   profissionais com conhecimento no plano teórico e  que tenham a aplicabilidade perante aos processos sem distinguir por nível de relevância.      O jogo de futebol de hoje exige desempenho e não só especificamente do plano físico, mas é necessário ressaltarmos o nível de mentalidade desportiva que engloba alguns aspectos como recuperação ,nutrição ,estatísticas e não menos importante  - o  talento aliado ao treino .       Enfim , num processo de treinamento e execução das tarefas diárias  é prioritário a interpretação  das ocorrências que estarão presentes no cotidiano de um clube, sempre sustentadas pela transdisciplinariedade das áreas de atuação para que  os pequenos detalhes façam a grande diferença para  obter resultados.

terça-feira, 5 de julho de 2022

Retomada na Europa e Modernidade tecnológica

        


         

           Quando comecei em 2012 a estudar sobre dados telemétricos no controle da carga dos jogadores do F.K. Metalist não imaginava que algo ficaria tão necessário dentro de uma estrutura de time profissional em qualquer lugar do mundo .

Hoje os controles de carga através dos GPS substituíram na minha opinião as antigas formas de avaliar e periodizar uma temporada . Atualmente os testes físicos são importantes para traçar parâmetros e buscar perfil físico mas em planejamento e periodização nenhuma ferramenta ou mecanismo de ação substitui os dados telemétricos tanto em treino como em jogos .


Dos meus velhos frequencimetros passando pelo uso dos antigos relógios individuais de GPS e do Polar Team Pro até os dias de hoje onde temos o equipamento de última geração com apenas um transmissor controlando carga interna e externa. Além disso ainda temos o software que abastece a comissão técnica do Radomiak Radom de informações importantíssimas para desenvolver desempenho com saúde tanto individual como no plano coletivo.

Em cima disso desenvolvi ,através do tempo , métricas de controle tanto na sistematização dos treinamentos com classificações de cargas para que princípios do treinamento sejam delimitadores da montagem do microciclo como também na interpretação do desempenho dos jogadores nos jogos dentro do cenário mais real possível .