"A bola dá volta"

Acompanhe também no Facebook, Twitter e Instagram: @michelhuff
@Michelhuffoficial
PARCEIROS : http://www.concif.com/pt/

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Feliz 2014!!



Anjos (Pra Quem Tem Fé)
O Rappa 
Em algum lugar, pra relaxar
Eu vou pedir pros anjos cantarem por mim
Pra quem tem fé
A vida nunca tem fim
Não tem fim
É

Se você não aceita o conselho, te respeito
Resolveu seguir, ir atrás, cara e coragem
Só que você sai em desvantagem se você não tem fé
Se você não tem fé

Te mostro um trecho, uma passagem de um livro antigo
Pra te provar e mostrar que a vida é linda
Dura, sofrida, carente em qualquer continente
Mas boa de se viver em qualquer lugar
É

Volte a brilhar, volte a brilhar
Um vinho, um pão e uma reza
Uma lua e um sol, sua vida, portas abertas

Em algum lugar, pra relaxar
Eu vou pedir pros anjos cantarem por mim
Pra quem tem fé
A vida nunca tem fim
Não tem fim

Em algum lugar, pra relaxar
Eu vou pedir pros anjos cantarem por mim
Pra quem tem fé
A vida nunca tem fim



EM BUSCA DA LUZ !!!

"Vamos viver ,agora temos essa vida ,vamos defender tudo e todos que temos com toda a nossa vontade, vamos mudar aquilo que parece impossível ,vamos criar fatos novos e novas formas de encarar nossa luta ,vamos inovar dentro da nossa própria velhice ,vamos brilhar.
Afinal ,quando entramos na piscina escura tudo pode acontecer ,podemos trocar de lado ,o final da piscina escura não saberemos onde vai dar ,mas queremos ver a claridade ,qualquer claridade que seja já e' o máximo de felicidade que podemos ter ,e' a nossa vida ...vamos agarrar-la com unhas e dentes e vamos viver. A piscina que temos esta sempre clara ...essa claridade e' a VIDA!!!
by Raphael Huff

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Entrevista ao site da FIFA




De Preparador a embaixador...

Quando resolveu partir, em fevereiro de 2011, Michel Huff não parecia estar tomando uma decisão assim dramática. Preparou uma mala “para dois ou três meses” e embarcou do Brasil para Kharkiv, Ucrânia, para ser o novo preparador físico do Metalist. “Fui para ficar, mas eu não tinha certeza”, ele admite quase com ar de culpa. ”Porque, convenhamos, é difícil ter muitas certezas quando é para sua vida mudar tanto de um dia para o outro.”
E isso tudo porque não foi apenas de país e de clima que o gaúcho mudou. Michel foi embora pensando em provar por alguns meses como preparador físico – e não de uma comissão técnica liderada por brasileiros, mas como único intruso entre os locais. Hoje, está em Kharkiv há quase quatro anos, acumulando as funções de assistente técnico, guia turístico, tradutor, adido cultural, churrasqueiro e mais uma meia dúzia que revela a cada tanto da conversa com o FIFA.com. 
Foi algo surpreendente para todos: tanto para ele, Michel, quanto para o clube. Era difícil supor que justo o preparador físico acabaria se tornando uma das peças-chave de um projeto calculado e ambicioso do clube do nordeste da Ucrânia. Espelhando-se no sucesso recente do Shakhtar Donetsk, o Metalist escolheu seu caminho para buscar dar um salto no futebol do país: ia investir em jogadores sul-americanos. E, então, cada vez foi fazendo mais sentido ter aquele sujeito comandando treinamentos - alternando-se, a princípio, entre português, portunhol e inglês. Mas só a princípio.

“Aqui em Kharkiv, além do ucraniano, fala-se muito o russo. Eu, aos poucos, fui estudando por conta própria e hoje passo os treinos também em russo. Claro que isso ajudou a que o clube e o treinador (Myron Markevych)tivessem mais confiança em mim”, relembra ele, hoje muito mais tranquilo depois de o projeto ter engrenado e, em 2012/13, o vice-campeão Metalist ter encerrado uma série de 16 anos em que as duas primeiras posições da liga do país sempre ficaram com Shakhtar e Dínamo de Kiev. “O que vale, no fim, é o resultado, claro. Mas o pessoal sabe que não é fácil se adaptar; claro que sabe. Ainda mais eu, que vim sozinho, já que a minha esposa está fazendo seu doutorado no Brasil. Não é nada fácil. No fim, o trabalho de se tornar um anfitrião para os sul-americanos é bom para eles, mas também para mim.”
Um irmão na comissãoOs brasileiros, no início, eram três: Cleiton Xavier, Taison e Edmar - um meia-armador nascido em Mogi das Cruzes e naturalizado ucraniano, vivendo no país desde 2002. Taison se transferiu para o Shakhtar nesta temporada, mas o elenco de hoje do líder do Campeonato Ucraniano tem ainda o zagueiro Rodrigo Moledo, o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, o meia Diego Souza e o atacante Marlos. Isso para não falar nos cinco argentinos: Cristian Villagra, José Ernesto Sosa, Alejandro Gómez, Juan Manuel Torres e Sebastián Blanco.
“Como estou aqui há mais tempo e falo o russo, eu levo eles para conhecer a cidade, para fazer compras, mostro o que tem de bonito, ensino onde encontrar a carne boa e, desde a última vez em que o churrasco liderado pelos argentinos não ficou muito bom, fui nomeado churrasqueiro oficial também”, brinca Huff, de 37 anos, bem no momento em que a seu lado se ouve a voz de Rodrigo Moledo concordando animado; os dois a caminho do treino. “O pessoal não está acostumado: no geral, quando acaba o treino, cada um vai para o seu canto e pronto. Mas, aqui, isso tudo faz parte da minha função. Coube a mim saber me adaptar e estabelecer os limites: a hora do treino é a hora do treino. Fora do campo, eu sou como um irmão mais velho.”
Não bastasse essa adaptação toda, ainda tem o frio. Não só como elemento para dificultar a vida, mas também o trabalho. Porque uma coisa é preparar o físico dos jogadores a 17 graus positivos; outra, bem diferente, quando esses graus são negativos. À uma hora da tarde. “Precisei estudar, claro. O aquecimento deve ser mais duradouro, a preocupação com alongamento é muito maior. E eu prezo muito o treino de força, que exige intervalos de descanso. No frio, isso é complicado. Até nisso precisei me adaptar”, conta Huff. “Não é à toa que os clubes daqui procuram trazer os jogadores sul-americanos sempre no verão. E que, claro, no auge do inverno, levam os elencos para se preparar no sul da Europa ou no Oriente Médio.”
Foi justamente numa dessas ocasiões que Michel Huff ganhou mais um inesperado admirador. O Metalist coincidiu com o Zenit, da Rússia, num período de treinamentos em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos e, um dia, à beira do campo de treinos, um curioso se apoiou na grade, maravilhado com aquela mescla de russo, inglês, portunhol e autêntico português que entremeava os exercícios. Era o zagueiro Bruno Alves, da seleção de Portugal. Ao final do treino, se aproximou de Michel e lhe disse: “Que incrível conseguir triunfar diante de tanta dificuldade. Parabéns. Bem que podíamos ter um de você para nos ajudar na Rússia.” Michel, agradecido, sorriu. E isso que Bruno Alves achava que estava falando só com um preparador físico. 
http://pt.touch.fifa.com/index.html

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

BOM SENSO FC


   Interessante esse movimento criado por alguns jogadores profissionais dos maiores clubes brasileiros após a divulgação das mudanças no calendário brasileiro para 2014 ocasionada pela realização da copa do mundo no Brasil.Na qual provocou uma discussão a respeito entre jogadores ,CBF,sindicato dos atletas e redes de televisionamento.
   Na maioria das vezes o jogador de futebol é agregador somente em momentos de descontração , reivindicações internas dentro do clube e discussões sobre questões de contrato pessoal.Para a surpresa de muitos os atletas uniram se para reivindicar melhores condições para executar o seu trabalho dentro de campo por motivo do excessos de jogos ocasionados por uma guerra política econômica entre as federações ,redes de televisionamento ,CBF e patrocinadores.
   A divisão dos direitos televisivos por cotas distintas entre os maiores clubes no Brasil onde o "clube dos 13" perdeu força de negociação consequentemente a quebra do monopólio da Rede Globo com a entrada da Foxsports no cenário brasileiro com a compra das competições organizadas pela Conmebol fez com que o nosso calendário fosse alterado espichando a Copa do Brasil e misturando as competições mais importantes como Libertadores da América ,Campeonato Brasileiro Copa do Brasil e Copa Sulamericana .
   Alem disso ainda temos os jogos "caça níquel" da seleção brasileira que por motivo contratual acaba realizando convocações em períodos desapropriados pela FIFA e tambem a liberação de clubes brasileiros em julho e agosto para realizar amistosos na Europa no período preparatório dos clubes europeus que possuem um calendário distinto do brasileiro.
  Contudo , a maioria dos clubes no Brasil tem como modelo de treinamento uma metodologia voltada para a preparação fisica fazendo com que o estilo de jogo dos principais clubes esteja diretamente ligado ao desempenho individual dos seus atletas que sofrem com a pré temporada curta utilizada para treinamento físico como também o número excessivos de competições e treinamentos exarcebados ocasionando o fraco desempenho nos jogos frustrando treinadores,imprensa ,torcida ,e investidores.
   A diferença em relação ao calendário europeu também está relacionado a cultura de treinamento pois os clubes europeus possuem varias competições e por muitas vezes jogam duas vezes por semana mas a cultura do treinamento é diferente do Brasil . Na Europa se respeita o período de recuperação tanto no pôs jogo com 2 dias de recuperação quanto no pre' jogo com times utilizando ate dois dias antes do evento com a carga de treinamento muito baixa.Existe também uma rotatividade em relação aos jogadores pois os times usam estratégias diferentes para cada partida sabendo que qualquer atleta dentro do grupo pode desempenhar as funções exigidas pelo modelo de jogo de sua equipe e automaticamente existe o entendimento mais sucinto do "ser titular " e o " ser reserva" entre os atletas ,treinadores ,diretores e pessoas envolvidas no contexto do futebol (imprensa ,torcida e patrocinadores).
   O movimento Bom Senso FC é uma excelente maneira dos atletas de futebol se expressarem perante ao contexto do futebol ,mas sabemos que é uma pequena porcentagem da classe dos profissionais da bola que na sua maioria já estiveram na Europa atuando por muitos anos no velho continente sabendo como é o funcionamento de um calendário organizado que perdura por muitos anos e que também tem uma forma distinta em termos de cultura de treinamento e convívio diário do contexto futebolístico ( relação com a imprensa ,concentrações,viagens e etc).Sabemos que a grande maioria do jogadores e treinadores do futebol brasileiro sofrem por falta de calendário ficando as vezes três a 4 meses sem atuar ,sem contrato e passando por dificuldades financeiras pois os clubes pequenos não tem a condição de se manter o ano todo por falta de incentivo privado ou publico por consequência da falta de calendário .
   Enfim ,acredito que essa pequena manifestação dos grandes jogadores no Brasil serviu como alerta para o calendário de 2014.Algumas mudanças já ocorreram porém no ano que vem veremos se as mudanças foram boas para alguns ou para todos que trabalham diretamente e indiretamente em todo o futebol brasileiro . 

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Metodologia inovadora e suas ramificações

           A metodologia inovadora chegou no futebol para proporcionar aos clubes uma  forma distinta daquela utilizada pela maioria dos clubes no mundo todo. Essa nova concepção de treinar futebol se caracteriza principalmente por desenvolver trabalhos com qualidade e especificidade opondo a ideia mais convencional onde a quantidade e inespecificidade são aspectos característicos .Além desses aspectos as novas ideias no treinamento do futebol prezam pela treinabilidade com estímulos cognitivos coletivos ou seja todos os jogadores ,dentro das suas características,pensarem da mesma forma em todos os momentos do jogo e necessariamente utilizar as ideias inseridas dentro do modelo de jogo da sua equipe.

         Portanto ,com essa nova filosofia originou - se ramificações cientificamente elaboradas e que facilitam o trabalho das comissões técnicas que seguem essa vertente do treinamento. Na minha opinião a analise de jogo ,a fisiologia aplicada e preparação física coletiva são as principais sustentadoras da facilitação da metodologia inovadora.

       A analise de jogo originou do antigo scout de jogo onde os números eram anotados em uma planilha onde logo depois acabavam dentro de uma das gavetas da sala do treinador ,números quantitativos vagos e soltos que não apresentavam estatisticamente nenhum conteúdo qualitativo pratico para as justificativas do desempenho do time no jogo e também no treinamento  . A partir do momento que a analise de jogo passou a se preocupar com os momentos do jogo e interligou as ações dos jogadores no âmbito global de uma partida de futebol interagindo com o adversário e com o seu próprio modelo de jogo as ideias foram surgindo de uma forma qualitativa e de certa forma mais específica para o treinamento diário com feedbacks de informações para evolução do modelo de jogo da equipe.

        A fisiologia aplicada decorre do mesmo processo da analise de jogo ,porém muito mais interligada aos processos de melhora da performance de uma equipe,fazendo com que os dados filtrados dentro do treinamento proporcionem a comissão técnica o norteamento fisiológico coletivo do trabalho para que haja evolução constante durante uma certa temporada.

        Já a preparação física coletiva é uma das partes que constroem o modelo de jogo da equipe desenvolvendo treinamentos prioritários para a melhora da performance coletiva sendo muito importante o inserção do aspecto cognitivo nas praticas durante a temporada a ser desenvolvida principalmente excluindo estímulos descontextualizados da ideia de jogo do treinador .

         Por isso é fundamental que esses profissionais ligados as ramificações da metodologia inovadora estejam aptos a desenvolver esses processos.Atualmente o profissional do futebol necessita atualização e conhecimento do jogo de futebol ( conteúdos tácticos) diferentemente da metodologia convencional que tem como objeto a mentalidade reducionista onde os processos se desenvolvem em varias ramificações mas pouco se interligam não tendo como prioridade e produto final o modelo de jogo da equipe.

         Enfim ,essa postagem originou de um dialogo com o professor Bebeto Sauthier  (analista de desempenho do Criciúma) e tem como ideia provocar, mesmo que amplamente,todos os profissionais do futebol que desejam evoluir sabendo que o conhecimento é infinito e itinerante . Conheço muitos profissionais gabaritados (citados aqui em outras postagens)tanto da preparação física quanto da analise de desempenho e fisiologia aplicada que hoje estão atuando pelo mundo todo propagando essa nova ideia de se treinar futebol.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Investimento no futebol x Concepções científicas

         O futebol mundial vive uma nova época dentro e fora das quatro linhas aonde alguns aspectos passaram a ser prioritários na estrutura dos clubes de futebol .Atualmente para se ter resultado e desempenho aceitáveis é necessário conhecimento cientifico e vivência no desenvolvimento das ações diárias de um clube envolvido com o desporto coletivo .Com a disseminação global  da internet estamos a todo momento vulneráveis a atualização de conhecimento o que nos proporciona uma troca constante de informações daquilo que esta sendo desenvolvido qualitativamente dentro desse esporte fascinante que é o futebol .Portanto ,medicina desportiva,nutrição  ,fisiologia ,fisioterapia e a preparação física individual são aspectos relevantes em qualquer clube do mundo mesmo com diferenças econômicas , estruturais e sócio- culturais.       


         Hoje em dia não podemos mais desenvolver futebol em clubes se não tivermos uma estrutura capaz de abastecer tudo aquilo que se tem de melhor em termos de concepções cientificas modernas como suporte de uma equipe. As concepções cientificas modernas estão sendo muito bem trabalhados em países como Argentina e Brasil com excelentes profissionais atuando dentro dos clubes no mesmo nível de alguns países da Europa ,porém  ainda estamos ultrapassados na metodologia do treinamento dentro de campo comparados aquilo que existe de melhor no mundo.  
    

        O futebol se tornou um dos maiores negócios do mundo com potencial econômico e financeiro impressionante fazendo com que os maiores investidores dos mercados emergentes(América Latina,Leste Europeu ,Ásia oriental e Oriente Médio) buscassem através do futebol uma forma de lucrar  usufruindo das consequências de bons resultados dentro de campo para aumentar suas riquezas e propagar suas logomarcas.
       
       
            Investidores da Engenharia Civil ,Mercado do Petróleo , Bolsa de Valores e Mineração descobriram que o futebol pode se tornar a fonte mais segura de reproduzir riqueza mas ainda não perceberam que  para obter retorno financeiro com o futebol é necessário a busca de excelência com profissionais envolvidos tanto na gestão como no desenvolvimento do treinamento dentro do campo e em torno dele.Atualmente os clubes com  investidores possuem grandes estruturas mas ainda precisam evoluir nas concepções  que norteiam os respectivos investimentos e acredito que se perde muito tempo e dinheiro com distintas concepções de trabalho  que definirão  as diretrizes de atuação dos seus clubes.     


            Enfim,acredito que o clube de futebol  que possuir uma equipe inter disciplinar desenvolvendo trabalhos atualizados com base cientifica nas áreas da medicina ,nutrição ,prevenção ,reabilitação , performance individual desde as categorias de base até o elenco profissional terá retorno  qualitativo e quantitativo em curto prazo nos seus objetivos traçados .

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Conceitos e convicções do futebol moderno

          Essa semana tivemos dois clubes representando o Brasil em torneios europeus.Santos e São Paulo juntos possuem muitos títulos internacionais e são conhecidos mundialmente por times incomparáveis como o Santos de Pelé ou de épocas mais modernas como o campeão brasileiro de Robinho e Diego como o campeão da Libertadores com Neimar e Ganso.Se o clube da Vila Belmiro tem história imagina o São Paulo de Telê Santana e o ultimo mais recente de Murici Ramalho tri campeão brasileiro.Porém a história e tradição no futebol moderno infelizmente não entram em campo e tivemos desempenhos desastrosos nas suas participações com derrotas vexatórias sofrendo muitos gols e sem ter feito nenhum. Obvio que não se limita apenas a números pois o desempenho e a mostra do nosso futebol deixou a desejar.

         Ficou claro com os desempenhos de Santos e São Paulo que a conquista do Brasil na Copa das Confederações nos mostrou uma forma distinta de jogar. A seleção, por exemplo, atuou diferente da maioria dos clubes no Brasil pois muitos não sabem jogar em defesa e são dependentes do desempenho físico.Estamos com muita dificuldade de entender que correr 90 minutos não é sinônimo de jogar 90 minutos nos colocando num abismo de discernimento entre CORRER bem no jogo e PENSAR bem o jogo.

        Entretanto, se fizermos avaliações físicas nos jogadores do Santos(que tem o 10º aproveitamento do brasileiro) com certeza teremos excelentes resultados,mas o futebol moderno é muito mais que isso. Inadimissivel clubes multi campeões como são Paulo e Santos oscilarem tanto com sua identidade e forma de jogar futebol. Nos falta atualização, modernização metodológica , desenvolver trabalhos a longo prazo sem resultadismo e saudosismo,gestão esportiva ,política de futebol.

         Os acontecimentos no futebol brasileiro são esporádicos e sem consistência por isso precisamos ser mais auto críticos com os nosso futebol e aprender com todos os tipos de resultados.Ainda há tempo... Enfim ,existe muitas pessoas e profissionais que não entenderam o contexto ainda, pois a minha provocação não diz respeito a preparação física e suas vertentes e muito menos com os preparadores físicos no Brasil que teríamos que dar nossa contribuição, nos colocando no nosso lugar, e não achar que fazendo um bom trabalho estaremos resolvendo o problema do futebol brasileiro.A problemática aqui escrita por mim neste blog é muito mais complexa do que o desenvolvimento da Preparação física pois estou falando de identidade de clube ,modelo de jogo,estratégia de jogo ,cognição e treinabilidade coletiva. Todos esses são aspectos que devem ser desenvolvidos dentro de cada agremiação desde o clube de menor expressão até o de maior expressão que possui qualidade de jogadores,quadro social ,história centenária e poderio econômico a nível dos maiores da Europa. Atualmente clubes europeus passam por dificuldades financeiras são comprados por investidores ,compram jogadores Sul-americanos ,investem em profissionais Sul-americanos mas não oscilam sua identidade como clube. 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Copa das Confederações

      Parabéns Brasil ! Parabéns Felipão e comissão técnica ! Parabéns jogadores inclusive os que não atuaram em nenhum jogo !Essa foi a marca da seleção brasileira nessa Copa das Confederações ,uma equipe jogando coletivamente dentro e fora de campo. Essa competição disputada no Brasil  foi repaginada a uma década atrás servindo como teste para a estrutura formada pelo país sede  para  o maior evento Mundial do futebol do mundo na qual sempre é disputado no ano seguinte e que já vem sendo realizado  desde 2001 antecedendo  a Copa do Mundo de 2002 realizada na Coreia do Sul e Japão . 

        Contudo , o Brasil aproveitou essa competição e ressurgiu antecipadamente com uma nova forma de jogar .Me lembro muito bem da inércia brasileira em jogos que levaram o Brasil numa curva descendente no âmbito mundial . Mas o que mudou ?   Foi a movimentação popular político social ? Foi a troca no comando técnico da seleção ?foi a troca de metodologia ?Foi a atitude dos atletas ?foi os nosso adversários que não valorizaram a competição  curtindo as" belezas naturais" do Pais do futebol ? 
Pois bem ,acredito que a maior mudança foi a atmosfera positiva criada pelo grupo de trabalho da seleção juntamente com o povo brasileiro.Já dizia o Ronaldo "fenômeno" tão criticado nos últimos dias que " O brasileiro não desiste nunca " o próprio Maracanã em coro cantando o hino nacional  e também a canção mais escutada nos manifestos de que o Brasil " acordou" nos mostra que a sinergia entre seleção brasileira e o povo brasileiro está diferente nos proporcionando um sentimento de orgulho de ser brasileiro. 

        A troca do comando técnico da seleção foi positiva  para a grande massa brasileira que adora uma mudança naquilo que não está tendo imediatismo caracterizado pela falta de resultado a curto prazo . O brasileiro está cansado de longo prazo e isso prejudicou o grande trabalho que Mano Menezes vinha realizando ,porém Felipe Escolari foi muito inteligente e após os primeiros amistosos com consequências negativas percebeu que o futebol havia mudado e o tempo também e com astucia fez aquilo que mais se esperava dele; definiu o grupo ,tirou os jogadores que não estavam comprometidos com o seu propósito naquele momento e aproximou a seleção brasileira do povo brasileiro .   

       Obviamente que a metodologia de treinamento não teve interferência no processo de conquista desta Copa ,até porque os jogadores do Brasil, na sua grande maioria, jogam na Europa treinados e inseridos num processo igual ao dos nossos maiores adversários ( Espanha Itália ,Uruguai ).Porém  creio que a desistência do nosso treinador da ideia de implantar um modelo de jogo e estrutura posicional diferente daquela trabalhada por Mano Menezes foi importantíssimo para o sucesso  ,já que era uma das coisas que o Brasil vinha evoluindo tanto nas ações ofensivas quanto nas defensivas . Felipão manteve a base europeia no seu grupo que está acostumada a jogar marcando zona mantendo a linha de quatro defensiva ,oferecendo menos espaços ao adversário perto do gol de Júlio César,sofrendo menos contra ataques em inferioridade numérica ,encurtando os espaços  do time oposto na sua saída de bola , valorizando inteligentemente a posse de bola com abertura do campo caracterizada pela linha de três meias  no setor ofensivo ,coisas que vinham sendo trabalhadas desde a "era Mano". Também observamos as transições rápidas tanto defensivas como ofensivas, consequentemente o Brasil se manteve mais organizado se desgastando  menos do que se desgastaria jogando num modelo mais ultrapassado como na Copa de 2002 ,com marcação mista predominantemente individual e com mais encaixes no jogador adversário do que usando a referência da bola com uma postura ofensiva mais individualista e fechada no aspecto posicional.Por isso a seleção "sobrou" em campo e foi muito mais inteligente do que vinha sendo nos primeiros jogos da "era Felipão".  

       Entretanto ,o que mais impressionou a todos foi o aspecto comportamental dos jogadores ,coisas que nunca tínhamos visto tais como : todos os atletas cantando comprometidamente o hino nacional junto com o povo ,comemoração dos gols entre todos os atletas juntos e as vezes caindo nos braços da torcida ,apoio as manifestações populares ,cobrança positiva dentro de campo ,valorização do coletivo e comprometimento com a causa.Com certeza esse  foi o maior mérito de Luis Felipe Escolari  e seu grupo de trabalho ,claramente que muitos irão falar de metodologia ,querer valorizar o jogador mais caro , o preparador físico , o assistente técnico e etc... Mas o grande destaque foi o aspecto comportamental que sempre caraterizou os melhores trabalhos de Felipão . 

      Enfim ,muitos se enganam que não houve mudanças na maneira de Luis Felipe conduzir seus planejamento para a copa das confederações .Não foi só o povo que acordou a comissão técnica também acordou ,valorizou o que tem de melhor dos jogadores brasileiros que estão na Europa , não interferiu no processo de performance desportiva dos atletas, sem descontextualizar tanto no treinamento, executando-o com baixo volume fazendo apenas a manutenção daquilo que já havia sido adquirido nos clubes  priorizando a recuperação e o desenvolvimento  do modelo de jogo.Alem disso nosso treinador buscou atualização adquirindo informações dos adversários com seus assistentes portugueses coletando informações precisas sobre Espanha e Itália. 

      Não acredito que o Brasil sairá perdendo por ter ganho esse título ,estamos mais fortes e necessitamos aprender muito com tudo isso ,valorizar o coletivo,excluir a forma redutiva e individualista de pensar futebol  ,comprometer-se com a Amarelinha ,buscar novos treinamentos , não desdenhar dos nossos adversários ,até porque dois dos nossos maiores adversários não vieram ao Brasil nessa competição ( Alemanha e Argentina) e também sabemos que a Espanha jogará com comprometimento na Copa do Mundo  diferente do que  apresentou aqui nesse período de ferias no Brasil .

domingo, 30 de junho de 2013

Medalha de Prata

Logo após as ferias de 20 dias retornamos aos treinamentos visando uma nova temporada para o Metalist .Alem do trabalho árduo também estamos celebrando a conquista inédita do vice campeonato e consequentemente a obtenção da vaga para a maior competição de clubes do mundo organizada pela UEFA mais conhecida como Champions legue.

Este ano que estamos iniciando teremos competições importantes para disputar tais como: campeonato ucraniano ,champions legue e copa da Ucrânia. sendo que a a disputa da competicao internacional e' inédita para o clube.Alias ,precisaremos confrontar primeiramente em duas fases de play off para depois entrar na fase de grupos sendo que nesses play offs já podemos confrontar contra grandes clubes como Milan -ITA, Arsenal -ENG  e Shalke 04 -GER.

Falando em grandes momentos, nao poderia deixar de comentar a cerimonia de entrega das medalhas de prata ,uma tradição dos torcedores do Metalist que antes era celebrada pela conquista de 6 vezes consecutivas pelo terceiro lugar .Porem esse ano a festa foi muito maior , sendo realizada na praça central da cidade com mais de 40mil pessoas, os jogadores foram ovacionados pela multidão com shows de bandas conhecidas do leste europeu e com ritmo de musica latina todos festejaram o feito inédito no futebol ucraniano quebrando a hegemonia do Dínamo de Kiev e Shakhtar sempre mantendo sua supremacia perante os outros times.

Comemoração na praça da liberdade em kharkiv
Obviamente que a nossa responsabilidade aumentou pois ainda queremos conquistar a medalha de ouro  e prosseguir na Champions Legue para que possamos crescer mais ainda como clube e também evoluir  em projeção profissional.


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Feito inédito na Ucrânia


       O futebol ucraniano tem uma recente historia escrita por dois grandes clubes com tradição, apelo popular e conquistas. Dínamo de Kiev e Shakhtar Donetesk sempre disputam a supremacia no futebol do Leste Europeu por longos 20 anos desde a independência do pais após a separação da URSS. Porem nos últimos anos surgiu uma equipe da cidade de Kharkiv que vem quebrando tabus e  confirmando como uma das referências do futebol ucraniano e também do futebol europeu já que no ranking dos clubes da UEFA o Metalist esta entre os 30 melhores posicionados na frente de muitos clubes expressivos.

       O surgimento da nova fase do Metalist iniciou quando o clube foi adquirido pelo seu antigo presidente Alexander Iaroslavski que reformulou toda a infra estrutura  e gestão esportiva do clube.Desde 2010 o Metalist investiu também na compra de jogadores argentinos e brasileiros usando o modelo do Shakhtar Donetsk que possui muitos jogadores brasileiros no seu time e que virou referência na Europa. Desde então o Metalist vem colhendo frutos dessa estratégia de investimento.


     Alguns feitos do time nos últimos anos foram realizados a nível nacional e internacional ,tais como :saltar do nonagésimo  para o trigésimo lugar no ranking de clubes da UEFA num período de três temporadas; estar presente entre os 8 melhores classificados da Liga Europa 2011/2012 fato inédito para o clube; 6 anos seguidos como terceiro lugar no campeonato nacional ;vitorias expressivas no campeonato ucraniano quebrando tabus de longos anos sem vencer o Dínamo e Shakhtar jogando em Kiev e Donetsk ,conquista de Vice Campeão do Campeonato Ucraniano na temporada 2012/2013 consequentemente a conquista da vaga na Champions Legue 2013/2014 fato inédito na historia do clube e da Ucrânia, pois as duas vagas pra Champions Legue sempre ficaram entre Dínamo e Shakhtar.
Essa evolução do clube do interior da Ucrânia também se carateriza pela conquista  simbólica do segundo turno do campeonato ucraniano na forma invicta e que se encerra no domingo (26/05).


    Enfim,estive um bom tempo sem escrever no Blog apenas postando algumas ideias que ja havia postado sobre o futebol por motivo de estar concentrado nesse objetivo que tínhamos nessa temporada aqui no Metalist. Conseguimos escrever mais uma vez nossos nomes na historia do clube que a cada ano cresce e propaga sua marca no cenário  mundial.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Futebol e Metodologia Inovadora

O futebol está em constante evolução em todos os cantos do mundo tanto em negócios como em metodologia e gestão. Atualmente com a globalização mundial através da velocidade na internet e redes sociais estamos aptos a adiquirir conhecimento e tambem propagar nossos aprendizados para outras pessoas.Por esse motivo aproveito a oportunidade de expor minhas ideias a respeito de futebol naquilo que venho descobrindo e aperfeiçoando no decorrer dos anos. 
          Existe hoje no Brasil uma "moda " metodológica no treinamento do futebol ,principalmente com a nova geração de profissionais, que estão aproveitando este momento de globalização de conhecimentos para buscar seu espaço no mercado de trabalho .Mercado este desgastado por ter uma crença convencional e desatualizada , mas ao mesmo tempo vicioso pois observamos um ciclo que perdura por muitos anos tanto em comissões técnicas e jogadores quanto no área de gestão e negócios . 
           Portanto ,a metodologia no futebol é o carro chefe nessa busca incessante por novas ideias dentro do mercado ,onde observamos a periodização Tatica criada pelo professor português Vitor Frade, conhecida no mundo todo após os sucessos de José Mourinho e defendida por alguns treinadores portugueses e estudantes da Faculdade de Desportos de Porto que por lá estiveram. 
          Desde 2005 venho mudando meus conceitos sobre treinamento e após a parceria com o técnico Beto Almeida consolidamos conceitos e mecanismos de treinamento nunca difundidas no Rio grande do Sul e por consequência obtivemos sucesso com resultados expressivos.Mas sempre fomos muito criticados por gestores, entendedores e colegas de profissão por fazermos aquilo que não condizia com o trivial.Entretanto nunca fomos irresponsáveis e insanos de afirmar que estávamos desenvolvendo Periodização Tatica ,mas sim uma nova ideia em treinar futebol . 
           Em Dezembro de 2009 na Pre temporada para o campeonato gaúcho iniciamos desde o primeiro treinamento desenvolvendo uma metodologia sistémica priorizando os sub princípios e princípios do modelo de jogo( maneira do time se comportar dentro de campo ) com ênfase na otimizaçao da perfomance desportiva fugindo do convencional (teoria reducionista ) onde a maioria dos clubes e profissionais ainda tem como periodização desportiva. Ao mesmo tempo que objetivamos treinar futebol desde o principio continuávamos realizando controles de desempenho e avaliações físicas conseguindo resultados expressivos individuais com evolução dentro de parâmetros físicos no próprio grupo nos proporcionando a segurança de estarmos no caminho certo.Por motivo de divergências com os diretores e por resultado inicias acabamos saindo deste clube que no final do campeonato acabou como a melhor campanha do inteiror. Nossas ideias continuaram num outro clube no mesmo campeonato onde tivemos uma excelente campanha tambem. 
          Em 2010 tivemos um trabalho muito expressivo e com a mesma metodologia empregada desde 2006 ,porém muito mais evoluída tendo como essência a Periodização Tatica conseguindo criar um modelo de jogo bem explicito dentro de campo onde estimulamos os atletas desde o primeiro dia da Pre temporada em ações cognitivas coletivas onde todos pensavam e discerniam dentro do treinamento e jogos o mesmo pensamento em prol do resultado positivo e execução do Modelo de Jogo.Obviamente que este conceito era muito bem estimulados dentro do treinamento ,apoiado por competentes profissionais de todas as áreas criando uma comissão técnica interdisciplinar e tendo como base do microciclo os substratos mais relevantes para a aptidão do modelo de jogo combinada com o desenvolvimento e evolução colétiva cognitiva tendo como referência o ultimo jogo disputado e o próximo adversário a ser batido. 
        Atualmente observamos muitos profissionais do futebol relatando sobre suas metodologias, vendendo" um peixe" da modernidade, falando ser adptos da Periodização Tatica .Porém o discurso não condiz com aquilo que vimos dentro de campo e nos treinamentos apresentando nos jogos uma equipe um modelo de jogo não condizente ao discurso e com jogadores esteriotipando comportamentos cognitivos não habituais da Periodização Tatica. 
          Acredito que ninguém no Brasil desenvolve treinamentos na essência total da metodologia idealizada por Vitor Frade até porque nem mesmo o carro chefe da PT( José Mourinho )trabalha na sua totalidade ,alias acrescento tambem que o próprio autor da metodologia consegue propagar sua ideia muito bem embasada na teoria da complexidade e teoria do caos mas não teve o mesmo êxito na sua aplicabilidade em clubes .

         Enfim , simpatizo muito com a Periodização Tatica e com todas as metodologias inovadoras que prezam pelo treinamento do futebol pois para mim o atleta, seja qual for o desporto, necessita de especificidade para ter performance desportiva e consequentemente ser cobrado por isso .O futebol no Brasil está sendo renovado e conheço vários profissionais que hoje são conhecedores da metodologia inovadora tanto na sua teoria como na sua pratica tais como : Beto Almeida- CSA/Alagoas,Cristian de Souza,Vinicius Munhoz Mauro Rocha- FRAGATA FC/Pelotas ,James Freitas e Gustavo Fragoso- GRÉMIO FBPA,Douglas Tajes e William Thomas- CAP/Paraná ,Rafa Vieira-FLAMEGO/RJ, Cláudio Roberto e Celso Silva- ESPORTE CLUBE ÁGUIA NEGRA/MS ,António Picoli e Rodrigo Squinalli -SER CAXIAS/RS , Luiz Esteves -E.C.PELOTAS/RS . Além desses profissionais que conheço existem muitos outros por todo o Brasil que estão em busca de novos conhecimentos para o bem maior do nosso futebol.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Nova era do Barcelona

Observando o confronto de ontem (20/03/13) entre Milan e Barcelona valido pelas oitavas de final da Champions League da UEFA percebi que o time espanhol perdeu muito dos seus princípios do modelo de jogo das duas ultimas temporadas onde foi considerado por muitos como melhor time do mundo.Acredito que essa constatação de ontem e' proveniente das correções que eram feitas pelo treinador Pep Guardiola evidenciando que ele era componente importantíssimo no contexto do time. Alguns aspectos chamaram a atenção nos princípios defensivos e ofensivos do Barcelona. Nas situações ofensivas conseguimos visualizar a qualidade na posse da bola ,mas a agressividade e o numero de finalizações a gol diminuíram bastante.Na defesa já não vemos mais com tanta intensidade a pressão alta para transição ofensiva perto do gol adversário e a compactacão coletiva ocorre esporadicamente. Essas observações nos mostram que as correções diárias e feedbacks feitos no treinamento são fundamentais na evolução do modelo de jogo de uma equipe,independente da qualidade de seus jogadores.Uma grande equipe com grandes jogadores não necessita somente repetição de treino, sendo imprescindível a estimulação cognitiva com a participação ativa do treinador usando orientações pertinentes para que o modelo de jogo esteja em constante evolução . Contudo ,devemos valorizar a estratégia do Milan que foi executador das tarefas necessárias para anular a equipe espanhola e também não podemos desconsiderar que o Barcelona de Tito Vilanova pode estar buscando um outro modelo de jogo diferente da época de Pepe Guardiola. Com o tempo no decorrer dos jogos veremos se tera' o mesmo percentual de aproveitamento em termos de resultado nas competições que disputa.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

VALENCIA X BARCELONA

A passagem do Metalist pela Espanha não foi produtiva somente para treinamentos e jogos amistosos em preparação para o confronto 16º avos da Liga Europa contra o Newcastle da Inglaterra ,mas serviu para conhecer uma cultura do centro da Europa com suas belas praias banhadas pelo mar mediterrâneo e que vivencia um momento critico económico e imobiliário . Porém o povo espanhol é muito orgulhoso de sua cultura e nao poderia ser diferente no esporte mais praticado no planeta, considerada a melhor seleção do mundo na atualidade por suas conquistas dentro de campo.Alem disso a Espanha possui grandes clubes como Real Madrid ,Barcelona e Valência disputando um campeonato com grandes jogadores e jogos bem disputados . Na minha estada na Espanha tive o prazer de ir ao jogo Valência e Barcelona que encerrou empatado por 1x1 ( gols dos argentinos Messi e Benega)pelo campeonato espanhol ,um jogo recheado de grandes jogadores e com a presença do melhor jogador do mundo ,o argentino Leonel Messi.Entretanto não foi somente os jogadores que chamaram a atenção e sim a maneira como se comportam desde o aquecimento até o ultimo minuto de jogo .Fico impressionado com a capacidade de concentração na partida e a compreensão do que é necessário ser feito para que se tenha o êxito no objetivo .
O jogo é puramente estratégico com as equipes jogando na sua maioria em organização defensiva ou ofensiva ,onde as transicoes são muito exporadicas e a compreensão colétiva atrai aos olhos de todos espectadores ,onde os jogadores de ambos os times tem uma leitura muito parecida daquilo que é necessário para o seu time em situações adversas e favoráveis. Outro aspecto que me chamou a atenção foi o comportamento dos técnicos a beira do gramado ,postura tranquila e com intervenções racionais para não tirar a concentração dos seus jogadores .Postura essa que acredito ser resultado de uma semana feita com treinamentos estratégicos dentro daquilo que seu time necessita e probabilidades de açoes que seu adversário lhe proporcione dentro do jogo .Alem disso ,percebi que os jogadores suplentes que são selecionados para o aquecimento no decorrer do jogo estao sempre aptos para entrar tendo como exemplo nesse jogo o atacante do Valência, considerado titular , o brasileiro Jonas ( ex grémio e Santos) que foi chamado aos 41 minutos do segundo tempo e rapidamente se apresentou ao treinador para jogar mais 5 minutos. Enfim ,observando este jogo como espectador no estadio pude perceber ainda mais a diferença em alguns aspectos que no Brasil são muito relevantes ,tais como : comportamento de treinadores que muitas vezes nem sabem o que se passa dentro do jogo e cobram coisas nunca trabalhadas no treinamento muitas vezes pressionados pelos diretores e torcida por resultado;comportamento dos jogadores titulares e reservas desde o aquecimento até o final do jogo ,onde no Brasil por muitas vezes o jogador está desconcentrado e necessita de motivação extra para focar no objetivo proposto ( pegada,garra,gritaria e etc);comportamento coletivo das equipes sendo que no Brasil muitos jogos tem como prioridade aspectos menos relevantes para vencer o jogo tendo como exemplo o jogar em transições( chutoes,transição defesa para o ataque ,bola alçada na área )se tornando um jogo puramente de imposição física( correr ,dar carrinho , ganhar dividida,saltar mais alto) e técnica individual( drible,caneta,virar a cara,chapéu).O futebol necessita ser bem jogado e lastimo muito que alguns aspectos no Brasil passam desapercebidos e que realmente fariam o futebol brasileiro ser o melhor do mundo .

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Metalist 2013

Iniciamos o ano de 2013 com algumas mudanças dentro do clube,sendo que a mais importante foi a troca de comando a nível de presidência onde o antigo presidente dono da empresa DCH(alexander Iaroslaviski)negociou o clube com um grande empresario da Ucrânia(Serhiy Kurchenko) na area de produção de gás .Outra mudança ocorreu dentro do grupo na qual definiu-se a transferencia do atleta Taison para o Shakhtar Donetsk abrindo as portas para o retorno do atacante Jaja no grupo do Metalist. No entanto ,as mudanças ocorreram somente a nivel de contratações e transferencias,pois iniciamos os trabalhos dia 10 de janeiro em Dubai nos emirados Arabes como nos outros anos fazendo trabalhos fisicos tecnicos e taticos somados a 3 amistosos,onde conquistamos tres vitorias,sendo uma delas sobre o Shakhtar Donetsk em Abu Dhabi,retomando as atividades de preparação do time para o playoff de 16-avos da LIGA EUROPA contra o NEW CASTLE da Inglaterra dia 14 de fevereiro. No momento nos encontramos em OLIVA na provincia Valenciana muito perto da conhecida cidade de VALÊNCIA na Espanha.Ficaremos aqui por 10 dias no Oliva Nova Golf Hotel fazendo alguns amistosos para aumentar a competitividade e ritmo de jogo dos atletas com objetivo de substituir a falta de jogos do campeonato ucraniano que esta' parado desde de dezembro de 2012 por motivo do rigido inverno do leste europeu que aterroriza com temperaturas negativas e nevascas obstruindo qualquer possibilidade de treinamentos. Enfim ,estamos muito confiantes nessa reta final de temporada 2012/2013 vislumbrando grandes possibilidades de vitorias expressivas e conquistas nunca obtidas pelo Metalist,esperamos que essa expectativa possa se tornar realidade para que todos concretizem seus objetivos dentro do clube e consequentemente em suas metas individuais.